Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco marca Convenção Nacional para 10 e 11 de novembro em Lisboa

A Convenção Nacional do Bloco de Esquerda (BE) realiza-se em 10 e 11 de novembro, em Lisboa, anunciou hoje a coordenadora do partido, Catarina Martins, no final da reunião da Mesa Nacional.

Bloco marca Convenção Nacional para 10 e 11 de novembro em Lisboa
Notícias ao Minuto

20:05 - 22/04/18 por Lusa

Política Catarina Martins

"Foi decidido dar início ao processo convencional do Bloco de Esquerda e a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda vai realizar-se no dia 10 e 11 de novembro", disse.

A XI Convenção Nacional do BE decorrerá numa altura em que o Orçamento do Estado para 2019, o último da atual legislatura, estará em discussão na Assembleia da República.

A reunião magna dos bloquistas vai realizar-se, como é habitual, em Lisboa.

Conforme divulgado pela agência Lusa no início de abril, o BE quer ser, após as legislativas de 2019, o eixo de uma proposta de governação à esquerda que "fará o que o PS não fez" nesta legislatura, segundo a moção levada à XI Convenção pelas principais tendências bloquistas.

Esta moção é encabeçada pela coordenadora bloquista, Catarina Martins, e é ainda subscrita pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e pela eurodeputada, Marisa Matias, reunindo assim as principais tendências do BE.

"Em 2019, perante uma nova relação de forças, o Bloco será o eixo de uma proposta de governação à esquerda. Essa proposta fará o que o PS não fez, partindo do ponto onde o PS trava: em primeiro lugar, a abertura de um processo de alteração dos tratados europeus para uma redefinição da política do euro e da dívida", detalha o texto.

Em segundo lugar, de acordo com os bloquistas, estão "novos patamares de recuperação do país, na saúde e escola públicas, na dignidade do trabalho, no combate ao rentismo e na recuperação da propriedade de bens estratégicos na economia e no ambiente".

O BE apresenta-se ao ciclo eleitoral de 2019, de acordo com a moção, "em torno do seu próprio programa de Governo e para disputar a representação da maioria", juntando assim "forças em torno de um programa socialista, feminista e ecologista e das respostas sociais e económicas urgentes".

"O PCP é uma componente importante da esquerda política. O Bloco regista um elevado grau de coincidência de posições com o PCP, nomeadamente no âmbito económico e social, ao nível parlamentar e também no terreno social. Desde logo partilhamos a responsabilidade pela atual solução política governativa. Alguns comentários negativos face ao Bloco resultam de conclusões de cariz eleitoral", refere ainda.

Sobre a negociação que será feita este ano para o Orçamento do Estado para 2019, os bloquistas garantem o "cumprimento dos acordos de 2015" e criação de "condições para novos e mais exigentes patamares de reconstrução da economia e de direitos", dando o exemplo da legislação laboral, investimento, saúde, educação, combate ao rentismo e ao trabalho temporário.

A última Convenção Nacional do BE decorreu em 25 e 26 de junho, tendo nessa altura Catarina Martins voltado a ser coordenadora do partido, agora numa liderança a solo e tendo conquistado então 83% dos elementos da Mesa Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório