Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dragão sem medo da pressão recebe sadinos à procura da permanência

FC Porto e Vitória de Setúbal medem forças esta segunda-feira (20 horas), em jogo que encerra a 31.ª jornada da I Liga.

Dragão sem medo da pressão recebe sadinos à procura da permanência

FC Porto e Vitória de Setúbal defrontam-se, esta segunda-feira, num jogo que encerra a 31.ª jornada da I Liga. As duas equipas têm grandes aspirações para a partida, uma vez que ambas ainda não asseguraram o seus principais objetivos da temporada.

De um lado temos um FC Porto que no último fim de semana 'roubou' a liderança ao rival Benfica. No entanto, os encarnados já jogaram nesta ronda e colocaram pressão nos dragões, uma vez que voltaram a ocupar a frente do campeonato com um jogo a mais. 

Os azuis e brancos têm assim de vencer os sadinos para regressarem ao lugar que conquistaram na Luz. Para isso, a formação orientada por Sérgio Conceição só pensa no triunfo, numa altura em que falta muito pouco para o final da época. 

Do outro lado estarão os comandados de José Couceiro. A equipa de Setúbal ainda não garantiu a permanência e na mente dos jogadores está bem presente o empate arrancado na época passada no Dragão. 

Os sadinos sabem, assim, que trazer um ponto da cidade do Porto não é nem um feito inédito, nem uma tarefa impossível. Atualmente no 14.º lugar, o Vitória de Setúbal pode aproveitar para fugir a rivais diretos como o Paços de Ferreira, equipa que nesta 31.ª ronda do campeonato não foi além de um empate. 

Pesadelo da manita ainda paira no ar

A equipa de José Couceiro está mais que avisada para aquilo que o FC Porto é capaz de fazer em termos ofensivos. No jogo da 1.ª volta, os dragões aplicaram a chapa cinco no Bonfim, graças ao hat trick de Vicent Aboubakar e ao bis de Moussa Marega.  

Três ideias de Sérgio Conceição em discurso direto: 

Análise ao V. Setúbal: "Nós vimos o que tem sido o padrão do V. Setúbal e analisamos isso. Aquilo que me vem à cabeça, e lembro-me da minha antevisão do nosso jogo em Setúbal, é dos jovens que tem à sua disposição e potencia. Mantenho a mesma opinião. É sempre um adversário difícil, que sabe o que quer quando está em campo. Coletivamente é uma equipa com uma dinâmica interessante. Estão na luta pela permanência, mas isso faz parte da competição. Esperamos um jogo difícil e temos de assumir a responsabilidade de ganhar o jogo."

Fase final da época: "Vai ser difícil. Cada equipa luta por objetivos diferentes. Vamos apanhar um Vitória de Setúbal que está a lutar pela permanência. Depois apanhamos o Marítimo, que está a lutar pela Europa, depois apanhamos o Feirense que está a lutar pela permanência. Eu não mudo o meu discurso, é um campeonato onde se vai lutar até ao fim. Importante é estar, no final, pelo menos com um ponto à frente do segundo classificado." 

Pressão: "Tivemos um exame que foi importante, mas que não foi o final. Se havia algum jogo de ansiedade ou pressão, que era explicada pela importância e envolvência do jogo, seria o jogo da Luz. Foi unânime dizerem que nós tivemos esse controlo e assumimos o jogo, que eu tive um discernimento incrível naquilo que foram as substituições, fizeram de mim um treinador espetacular. Fiquei todo contente (risos)."

Três ideias de José Couceiro em discurso direto 

Resultado obtido na época passada: "Não jogamos para estragar a vida ninguém. Preparo a equipa sempre a pensar nos interesses do Vitória. Sabemos que vamos apanhar uma equipa muito forte, que ao longo da época tem sido forte em casa, mas é um jogo que temos de disputar e potenciar as nossas possibilidades. Ou seja, defender mais alto e manter a bola longe da nossa área."

Pressão: "Não concordo que não haja pressão do nosso lado porque precisamos de pontos e estamos numa posição da tabela que não devíamos. Devíamos estar numa fase mais tranquila."

Dragão cheio: "É normal que haja um clima de entusiasmo à volta do FC Porto. É o primeiro jogo em casa depois da vitória na Luz. É bom jogar em ambientes desses. O futebol joga-se para o público. Estar o estádio cheio é fantástico, ainda para mais à segunda-feira."

Último onze

FC Porto: Casillas; Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles; Sérgio Oliveira, Otávio, Herrera e Brahimi; Soares e Marega.

V. Setúbal: Cristiano; Arnold, Vasco Fernandes, Semedo e Pedro Pinto; André Sousa, Podstawski e Nenê Bonilha; Willyan, Gonçalo Paciência e João Teixeira.

Maior vitória

FC Porto-Paços de Ferreira (6-1)

Aves-V. Setúbal (1-4)

Maior derrota 

Belenenses-FC Porto (2-0)

Benfica-V. Setúbal (6-0)

Forma 

FC Porto: V-V-D-V-D

Benfica, 1-0

Desp. Aves, 2-0

Belenenses, 0-2

Boavista, 2-0

Paços de Ferreira, 0-1

V. Setúbal: E-D-V-E-D

Vitória SC, 1-1

Benfica, 1-2

Aves, 4-1

Portimonense, 1-1

Marítimo, 4-2

Ausências

FC Porto: Danilo (lesionado), Soares (dúvida) e Otávio (castigado).

V. Setúbal: Nuno Pinto (dúvida), André Sousa (lesionado), Tomás Podstawski (dúvida) , Luis Felipe (lesionado), João Teixeira (lesionado) e André Pereira (emprestado pelo FC Porto).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório