Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Filme sobre a destituição de Dilma Rousseff vence festival na Suíça

O filme 'O Processo', de Maria Augusta Ramos, que acompanhou o processo de destituição da Presidente brasileira Dilma Rousseff, em 2016, venceu hoje o prémio principal da 49.ª edição do festival suíço Visions du Réel.

Filme sobre a destituição de Dilma Rousseff vence festival na Suíça
Notícias ao Minuto

21:03 - 20/04/18 por Lusa

Cultura Cinema

'O Processo', que será exibido em maio no Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa -- IndieLisboa, venceu o prémio de Melhor Longa Metragem da Competição Internacional, no valor de cerca de 17 mil euros, de acordo com informação hoje divulgada no 'site' do festival, que termina no sábado, em Nyon, na Suíça.

O prémio de Longa Metragem Mais Inovadora da Competição Internacional, no valor de cerca de oito mil euros, foi atribuído ao filme ucraniano 'My father ir my mother's brother', de Vadym Ilkov.

Na categoria internacional de médias e curtas-metragens, estiveram em competição dois filmes portugueses: 'Longe da Amazónia', de Francisco Carvalho, e 'A vida aqui, está à vista?', de Filipe Carvalho.

Na secção não competitiva 'Opening Scenes', dedicada a primeiras curtas-metragens e a trabalhos de escola, foram exibidas 'Vacas e Rainhas', de Laura Marques, e 'Hello cinta pertamaku, câmbio e desligo', de Daniel Donato.

Além dos filmes, a presença portuguesa no Visions du Réel foi complementada pela participação do produtor João Matos, no júri da Competição Internacional 'Burning Lights' e pela inclusão de quatro obras com produção ou coprodução portuguesa no Media Library, catálogo de filmes da secção do festival dedicada ao mercado: 'Te entiendo', de Vitor Hugo Costa, 'Cru', de Carlos Ruiz, 'On exile, elsewhere within here', de José Carlos Teixeira, e 'A roof in common', de Fan Wu.

A 49.ª edição do Visions du Réel termina no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório