Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

O 'Patrão' de Boss AC chega seis anos depois de 'AC para os amigos'

Boss AC edita este mês o EP 'Patrão', com a participação dos Black Company e de DJ Ride, no que é o primeiro registo discográfico do rapper desde o álbum 'AC para os amigos', de 2012.

O 'Patrão' de Boss AC chega seis anos depois de 'AC para os amigos'
Notícias ao Minuto

22:50 - 19/04/18 por Lusa

Cultura Música

"'Não estou de volta porque nem cheguei a bazar' é a frase com que Boss AC descreve o seu novo EP, 'Patrão', editado seis anos depois do álbum 'AC para os amigos' e que aponta luzes para o novo álbum que será lançado posteriormente", refere a editora Universal num comunicado hoje divulgado.

'Patrão', que é editado a 27 de abril, conta com a participação dos "irmãos e companheiros de estrada de longa data" Black Company, do "supertalentoso" DJ Ride e tem como música de apresentação "Queque Foi".

O EP é, de acordo com a editora, "o cartão de visita do próximo álbum de estúdio [de Boss AC] e o título não é, obviamente, um acaso".

O novo álbum, ainda sem data de edição, "segue um conceito, ligado às ideias de 'ontem, hoje e amanhã'".

Segundo a Universal, 'Ontem' porque na criação do novo trabalho Boss AC "tem-se inspirado no seu primeiro álbum, 'Mandachuva' [de 1998] e quer homenagear as origens do hip-hop e todos aqueles que o inspiraram a ser MC [Mestre de Cerimónias]".

"'Hoje' porque continua a fazer uma música atual e bastante relevante nos nossos dias, sem perder a sua essência e 'Amanhã' porque tem sempre 'os olhos postos no futuro'", refere a editora.

O primeiro registo discográfico de Boss AC, que é também produtor, data de 1994. Nesse ano, o músico integrou 'Rapública', uma coletânea de artistas portugueses de rap.

Depois do disco de estreia, 'Manda Chuva', editou 'Rimar contra a maré', em 2002, 'Ritmo, Amor e Palavras', em 2005, e 'Preto no Branco', em 2009.

Ao quinto álbum de originais, mostrou uma visão mais vasta do hip-hop. Em 'AC para os amigos', estão rimas e batidas de sempre e um "lado acústico muito mais presente", descreveu à Lusa em 2012.

Boss AC sempre incorporou "vários elementos" na música que criou e tem "vindo a acentuar essa melomania, o gostar de músicas de várias tendências", fazendo "hip-hop que gravita à volta de outras sonoridades, de várias outras influências".

O músico é autor de temas como 'Hip-hop (sou eu e és tu)', 'Baza, baza (hoje não quero saber)', 'Lena (a culpa não é tua', 'Tu és mais forte' ou 'Sexta-feira (emprego bom já)'.

Ao longo da carreira colaborou com artistas e bandas como Da Weasel, Gabriel o Pensador, Rui Veloso, Shout e Mariza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório