Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Operação Ventos do Norte: Oito arguidos, Estado lesado em 12 milhões

Estado sofreu um prejuízo próximo de 12 milhões de euros que pagou a mais pelos terrenos negociados com estas empresas.

Operação Ventos do Norte: Oito arguidos, Estado lesado em 12 milhões

Oito pessoas foram constituídas arguidas no âmbito de uma investigação por alegada corrupção na expropriação de terrenos das autoestradas do Douro Litoral, que terá lesado o Estado em cerca de 12 milhões de euros.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PJ confirma que os arguidos são "um grupo de pessoas e empresas relacionadas entre si e um alto funcionário de uma empresa pública responsável pela condução dos processos expropriativos de todas as parcelas para a Auto-Estradas do Douro Litoral".

A mesma fonte adianta que o "funcionário é suspeito de fornecer àquele grupo de empresas, a troco de contrapartidas, informação privilegiada sobre os projetos dos traçados e os valores oferecidos a título de indemnização por expropriação aos proprietários dos terrenos abrangidos pelo traçado" fazendo com que as firmas adquirissem os terrenos, para a construção dos lanços das autoestradas A32 e A41, aos proprietários por um valor acima do oferecido pela entidade expropriante. De seguida, estas mesmas empresas revendiam as mesmas parcelas por valores muito superiores aos da aquisição e aos valores oferecidos anteriormente pela mesma empresa aos proprietárias.

Durante as buscas, a PJ apreendeu "importantes elementos de prova" relacionados com a alegada prática dos crimes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório