Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Ataque conjunto ocidental à Síria prejudicou processo de paz

O presidente russo, Vladimir Putin, disse à chanceler alemã, Angela Merkel, numa conversa telefónica, que o ataque conjunto ocidental contra a Síria violou a lei internacional e prejudicou o processo de paz, indicou hoje o Kremlin.

Ataque conjunto ocidental à Síria prejudicou processo de paz
Notícias ao Minuto

13:10 - 17/04/18 por Lusa

Mundo Kremlin

"O presidente russo sublinhou novamente que as ações de uma série de países ocidentais, que cometeram um ato de agressão contra a Síria, representam uma violação grosseira das normas do direito internacional", referiu o Kremlin num comunicado.

Putin lamentou ainda que o ataque de sábado dos Estados Unidos, Reino Unido e França tenha causado "um grande prejuízo ao processo de paz na Síria".

Os ataques aéreos ocidentais de sábado contra alvos associados à produção de armas químicas foram realizados em represália pelo alegado ataque químico das forças governamentais sírias à cidade de Douma, nos arredores de Damasco, a 07 de abril, que causou pelo menos 40 mortos.

A Rússia, aliada do regime sírio, condenou no domingo os ataques dos ocidentais, mas absteve-se de responder.

Em relação ao processo de paz na Síria, "ambas as partes exprimiram a sua vontade de contribuir para o retomar dos esforços políticos e diplomáticos sobre a Síria", adianta o comunicado.

Putin e Merkel também destacaram "a importância da missão da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), que se encontra na Síria, realizar uma investigação minuciosa e objetiva". A OPAQ pretende investigar o alegado ataque químico a Douma.

Merkel apoiou a ação militar ocidental contra o regime de Bashar al-Assad, embora continue a defender um processo político, ideia que também partilhou numa conversa telefónica com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório