Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Relação entre animais e humanos marca circo contemporâneo

A relação entre animais e humanos vai estar no centro do espetáculo de circo contemporâneo 'Bestias', que a companhia Baro d'Evel vai apresentar no final de abril em Odeceixe, no concelho de Aljezur, disse a organização.

Relação entre animais e humanos marca circo contemporâneo
Notícias ao Minuto

10:37 - 17/04/18 por Lusa

Cultura Aljezur

Madalena Vitorino é diretora artística do programa Lavrar o Mar, promotor do espetáculo, e explicou à agência Lusa que 'Bestias' utiliza uma "linguagem universal" como o circo, mas dando-lhe uma roupagem "muito contemporânea e ao mesmo tempo antiga" para explorar a relação entre personagens humanas e animais.

"Este espetáculo 'Bestias' é maravilhoso, equaciona essa antiga tradição em que os animais também participavam no espetáculo, mas de uma forma completamente nova. São acrobatas, que são ao mesmo tempo músicos, cantores e bailarinos - o espetáculo também tem muita dança -, que contracenam com dois cavalos e quatro pássaros", adiantou.

Os animais são "os líderes do espetáculo", porque "comandam e lançam a sensibilidade e a inteligência da relação que se faz entre seres humanos e seres animais", acrescentou a diretora artística do Lavrar o Mar, programa cultural que visa levar aos concelhos de Aljezur e de Monchique, no distrito de Faro, espetáculos de arte contemporâneas ou residências de artistas, uma vez por mês, entre outubro e maio, aproximando a oferta cultural de residentes e visitantes.

Madalena Vitorino considerou que se trata de "oportunidade incrível" para ver uma companhia que chega a Odeceixe proveniente de Barcelona (Espanha), após fazer uma "tournée muito extensa por toda a Europa" e ter "ganho vários prémios pela sensibilidade e originalidade com que tratam este tema da relação dos animais com a linguagem circense".

O espetáculo é adequado para crianças a partir dos seis anos e para as famílias, mas é "desaconselhado a pessoas com alergia ao feno", que estará espalhado em cena por causa dos animais, observou.

A diretora artística considerou ainda que 'Bestias' permite aproximar "a estética rural do espetáculo" e "a tradição dessa zona" do interior do Algarve, onde "os animais estiveram sempre presentes", e levar a apresentação de "trabalhos de pesquisa, de inovação e de criação de ponta do melhor que se está a fazer na Europa" a municípios "em situação de desertificação", como Aljezur e Monchique.

Madalena Vitorino frisou que o Lavrar o Mar conta com financiamento do programa cultural 365 Algarve, que promove atividades culturais em época baixa no Algarve para esbater a sazonalidade e dinamizar a oferta nos meses de menor procura da região pelos turistas, mas também com verbas do Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020-CRESC Algarve e das Câmaras de Aljezur e Monchique.

"É essa mudança de paradigma que o Lavar o Mar também tem como objetivo central: espetáculos de grande qualidade e originalidade, residências artísticas que se criam aqui, apontado para uma relação entre cultura local e arte contemporânea, no domínio das artes performativas, e assim constituir a tal dinâmica que faça com que Aljezur e Monchique fiquem também na boca do Mundo, que se fale de Aljezur e Monchique através da arte", completou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório