Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Três terroristas e três polícias mortos em confrontos no sudeste do Irão

Três terroristas e três agentes da polícia iranianos foram mortos em confrontos noturnos numa área do sudeste do Irão, na fronteira com o Paquistão, informou a agência oficial Irna.

Três terroristas e três polícias mortos em confrontos no sudeste do Irão
Notícias ao Minuto

09:32 - 17/04/18 por Lusa

Mundo Teerão

s 1h30 da manhã de hoje [22h00 em Lisboa], um grupo de terroristas do Paquistão atacou" uma torre de vigilância da polícia na área de Mirjaveh, cidade fronteiriça a cerca de 75 km a sudeste de Zahedan, a capital da província do Sistão-Baluchistão, escreve Irna.

O ataque surgiu na sequência de violentos confrontos e "três terroristas", um policia e dois membros da Guarda Revolucionária, o exército de elite da República Islâmica, foram mortos, acrescenta a agência.

No passado, o Irão culpou o Paquistão por apoiar o grupo jihadista Jail al-Adl, acusado pelas autoridades de Teerão de estar ligado à Al Qaeda e realizar numerosas operações armadas no Sistão-Baluchistão.

Os confrontos armados entre as forças de segurança e vários grupos criminosos ou "terroristas" frequentes entre a maioria sunita da província de Baloch.

A população iraniana é 90% xiita e principalmente etnia persa (cerca de dois terços).

De 2005 a 2010, o Sistão-Baluchistão foi desestabilizado por uma rebelião liderada pelo grupo sunita Jundallah ("Soldados de Allah"), cujas atividades praticamente cessaram após a execução do seu líder, em 2010.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório