Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sente-se enjoado quando toma vitaminas? Este é o motivo

Toma-as para se sentir bem, e em vez disso sente-se agoniado? Que bom...

Sente-se enjoado quando toma vitaminas? Este é o motivo
Notícias ao Minuto

21:00 - 16/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mal disposto?

De acordo com o gastroenterologista David Poppers, médico no Langone Medical Center, na Universidade de Nova Iorque, sentir inclusive alguma dor abdominal ou desconforto, náuseas e experienciar diarreia é ‘normal’ após a toma de vitaminas.

O especialista aponta que existem um número de fatores que podem estar a contribuir para que se sinta mal, quando o intuito é precisamente o contrário.

Toma as vitaminas de estômago vazio

Poppers alerta que certas vitaminas, nomeadamente as mais acídicas como a vitamina C ou o folato, podem provocar náuseas quando são ingeridas em jejum.

“Todavia, algumas vitaminas como a A, D, E e K são, contrariamente, melhores absorvidas num estômago vazio”, indica.

O comprimido tem ferro em demasia

Segundo Popper suplementos com ferro podem provocar náuseas, especialmente quando ingeridos sem alimentos. Porém, a verdade é que tomá-los sozinhos aumenta a sua absorção pelo organismo – o médico diz “caso o mau estar seja em demasia, então coma qualquer coisa. Sempre é melhor do que não tomar o suplemento de todo”.

Está a tomar vitaminas com outra medicação

“As vitaminas são como qualquer outros fármacos e por vezes interagem mal com outros comprimidos que possa estar a tomar. Há estudos que indicam que o consumo de vitaminas choca por exemplo com a toma da pílula, devido aos níveis elevados de estrogénio que contém”, afirma Popper.

“Fale com o seu médico e discuta as combinações das diferentes drogas que esteja a ingerir”, acrescenta.

Quando ingere as vitaminas?

“A combinação com outros medicamentos, assim como a altura do dia em que os consome pode interferir com a capacidade de absorção destes suplementos. Por exemplo, o ferro é melhor absorvido quando ingerido juntamente com vitamina C, já com comprimidos com cálcio pode ter o efeito contrário”, alerta Popper.

O rótulo nas embalagens deverá indicar como deve tomar as suas vitaminas, listando também os ingredientes, o fabrico e a percentagem diária do valor daquele nutriente em especial. “Leia esta informação atentamente, e mais uma vez quando em dúvida fale com o seu médico ou farmacêutico”, aconselha o clínico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório