Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Chega este verão ao SNS medicamento para tratar doença rara

O Nusinersen, indicado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal, estará disponível nas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) previsivelmente no “início do verão”.

Chega este verão ao SNS medicamento para tratar doença rara
Notícias ao Minuto

16:09 - 16/04/18 por Ana Lemos

País Nusinersen

O Infarmed convocou recentemente uma reunião conjunta com a Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) e a Biogen “numa iniciativa inédita, por envolver uma associação de doentes num processo de avaliação de uma tecnologia de saúde”.

O objetivo, lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, era “estabelecer as melhores condições de aquisição e utilização pelas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do medicamento Nusinersen”.

De salientar que este fármaco “está indicado para o tratamento de uma doença rara, a Atrofia Muscular Espinhal”, motivo pelo qual, sublinha o Infarmed, “a aprovação do financiamento do Nusinersen constitui ‘uma prioridade’”.

Prevê-se que o medicamento esteja disponível para as entidades hospitalares do SNS no "início do verão", garantindo assim, destaca o Infarmed, “a equidade no acesso a esta terapêutica, em tempo útil, ao mesmo tempo que se garantem mecanismos de monitorização e controlo de risco clínico”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório