Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Relação das organizações culturais com política em debate

A relação das organizações culturais com a política vai estar no centro de um debate organizado pela Associação Acesso Cultura que decorre na terça-feira em seis cidades do país, com entrada livre.

Relação das organizações culturais com política em debate
Notícias ao Minuto

17:28 - 16/04/18 por Lusa

Cultura Acesso

De acordo com a organização, o debate vai decorrer em simultâneo, às 18h30, em Évora, Funchal, Lisboa, Porto, S. Brás de Alportel e Vila Nova de Famalicão, com tradução em língua gestual em Lisboa e no Porto.

"Podem/Devem as organizações culturais fazer política? e Podem/Devem as organizações culturais ser neutras?" e o seu impacto nos públicos são as principais questões que este debate vai levantar na presença de comentadores, artistas, programadores culturais, professores e jornalistas.

O debate andará também em torno das opções de "cada vez mais organizações culturais a quererem assumir as suas responsabilidades naquilo que é o pensamento, o debate e a prática no âmbito da nossa vida em comum na cidade (pólis) e no mundo", de acordo com a Acesso Cultura.

Quais os riscos para as organizações culturais ao tomarem uma ou outra posição e quais as expectativas dos cidadãos serão também abordados.

Os convidados para os debates vão ser, em Évora, na Direção Regional de Cultura, o ensaísta António Guerreiro, José Alberto Ferreira, do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, o programador cultural Luís Garcia, Marcial Rodrigues, do Grupo Pro-Évora, e Ana Cristina Pais, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, como moderadora.

No Funchal, o debate decorre na sede do Dançando com a Diferença, com Ester Vieira, da Companhia de Teatro e Oficina Versus Teatro, Maurício Reis, Porta 33, Paulo Esteireiro, do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, com moderação do jornalista Filipe Gonçalves.

Em Lisboa, na Fundação José Saramago, com o investigador e programador cultural António Pinto Ribeiro, Emília Ferreira, do Museu Nacional de Arte Contemporânea -- Museu do Chiado, João Alpuim Botelho, do Museu Bordalo Pinheiro, Mark Deputter, da Culturgest, com moderação de Maria Vlachou, da Acesso Cultura.

A tradução em língua gestual Portuguesa será de Cidália de Jesus, numa colaboração com a Escola Superior de Educação de Setúbal.

No Porto, a sessão vai decorrer no Teatro Carlos Alberto, com Abel Coentrão, da Bind' Ó Peixe -- Associação Cultural, Ana Luísa Castelo, da PELE - espaço de contacto social e cultural, Luiz Humberto Marcos, do Museu Nacional da Imprensa, e moderação de Denise Pollini, do Museu de Serralves.

A tradução em língua gestual será de Cláudia Braga, numa parceria com a Associação Laredo.

Em São Brás de Alportel, a reunião irá decorrer no Museu do Trajo, com a jornalista Elisabete Rodrigues, Gil Silva, do Teatro das Figuras, o professor Paulo Penisga e moderação de Emanuel Sancho, do museu que acolhe o debate.

Em Vila Nova de Famalicão, a conversa vai ter lugar na Galeria Municipal Ala da Frente, com Bruno Martins, do Teatro da Didascália, Carlos Martins, programador da Guimarães - Capital Europeia da Cultura, Emília Araújo, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e a moderadora vai ser Raquel Barbosa, da câmara municipal local.

A Associação Acesso Cultura organiza anualmente a atribuição de prémios para distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal.

Outro dos objetivos da entidade é organizar debates, conferências e cursos para divulgar as boas práticas e criar exigência junto dos públicos, nesta área.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório