Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Sim, o treino ao final do dia interfere com o seu ciclo de sono

Por vezes é a única opção que se tem para praticar exercício físico. Não sendo o seu caso, opte por treinos matinais.

Sim, o treino ao final do dia interfere com o seu ciclo de sono
Notícias ao Minuto

14:30 - 16/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Quando corre ao final do dia, dorme que nem um bebé. Consequentemente, acorda mais bem disposto no dia seguinte e por isso sente que esta é a rotina de treino ideal para si.

Se se revê com a situação, más notícias: Mesmo que adormeça rápido e não conte com interrupções no sono durante a noite, saiba que o exercício físico à noite está a por em causa o seu ciclo de sono.

Não se foque só na perda de peso, uma rotina diária saudável, seja para perder peso ou não, carece não só de exercício físico regular como de uma alimentação equilibrada e descanso. Para uma total eficácia, não deve por em causa um destes pilares em função de outros.

Para um sono completo e eficaz, importa manter um batimento cardíaco estável, algo que é afetado pelo treino noturno. Além disso, o treino pode-o deixar desidratado e libertar hormonas de stress, o que resulta num organismo desperto e alerta, um aspeto que se torna mais frequente no caso de treinar no ginásio, onde são comuns as luzes fortes.

Tal como a luz do telemóvel, por exemplo, também as luzes do ginásio impedem a produção de melatonina (hormona do sono). Por isso, mesmo que adormeça, pelo cansaço, o seu corpo não está a relaxar por completo.

Mas se a noite é a única altura do dia em que tem tempo para treinar, não deixe de o fazer, mas garanta que também o sono merece a sua atenção. Para tal, evite treinar menos de três horas antes de se deitar e relaxe antes de ir dormir com um duche quente e sais de banho que vão certamente acalmar o corpo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório