Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa quer cônsules a internacionalizarem país na economia e ciência

O primeiro-ministro pediu hoje aos cônsules honorários de Portugal espalhados pelo mundo para que tenham como ação prioritária a captação de investimento, a internacionalização da economia e da ciência portuguesa e a difusão da língua portuguesa.

Costa quer cônsules a internacionalizarem país na economia e ciência
Notícias ao Minuto

12:58 - 16/04/18 por Lusa

Economia seminário

Estas prioridades foram apresentadas por António Costa no discurso que proferiu na sessão de abertura do seminário de cônsules honorários na Fundação Oriente, em Lisboa.

António Costa começou por apontar que naquele seminário participam "mais de cem titulares de consulados honorários, entre empresários, académicos, advogados e outros profissionais liberais".

Ora, de acordo com o líder do executivo, "estes números atestam bem a enorme riqueza desta rede honorária assente numa imensa diversidade de origens, de qualificações e de competências".

Na sua intervenção, o primeiro-ministro definiu três prioridades ao nível da ação diplomática dos cônsules honorários da rede portuguesa, sendo a primeira a referente ao "investimento, empreendedorismo e internacionalização com base na diáspora".

"No empreendedorismo da diáspora encontramos um importante difusor da nossa cultura, da nossa língua, e da nossa economia. O Governo tem desenvolvido ações de apoio ao empreendedorismo das nossas comunidades e ao seu potencial enquanto origem e destino de negócios e de investimento. Temos, ainda, promovido, através de iniciativas direcionadas para a diáspora desenvolvidas por uma rede que liga entidades nacionais, regionais e locais, o investimento de emigrantes e lusodescendentes em Portugal em setores prioritários como o turismo, o comércio, a indústria, a cultura, sem esquecer as áreas social e da saúde", afirmou.

No que respeita à promissão da língua portuguesa, o primeiro-ministro considerou essencial a promoção do "intercâmbio entre Portugal e as comunidades no domínio das artes e da cultura, seja apoiando ou organizando iniciativas e eventos, seja ajudando ao reconhecimento e à valorização dos artistas e autores portugueses e luso-descendentes".

No plano da ciência, o primeiro-ministro defendeu que o país não poderá vencer o desafio da globalização "sem uma maior inserção nas redes internacionais de conhecimento". "Temos, por isso, que continuar a promover e a apoiar a mobilidade dos nossos estudantes, cientistas e investigadores, ao mesmo tempo que valorizamos as nossas universidades e os nossos centros de investigação junto das comunidades científicas estrangeiras", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório