Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Andamos a consumir 400 gramas de insetos por ano… ou mais

Fazemo-lo sem o saber, mas é quase impossível evitar.

Andamos a consumir 400 gramas de insetos por ano… ou mais
Notícias ao Minuto

12:15 - 16/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Insetos

Desde sempre, os invertebrados estiveram presentes na alimentação do ser humano. Há referências histórias que provam que os nossos antepassados o faziam, uma prática que se mantém até hoje por certas culturas, como nos países do sudoeste asiático.

A par destes casos, uma comum dieta mediterrânica, ou outra semelhante, não está livre do consumo de insetos, ainda que o faça sem saber já que é praticamente impossível eliminar a 100% a presença destes indesejados seres vivos de frutas e legumes, algo que cresce com a promoção da cultura biológica e livre de químicos.

Segundo o espanhol Sur, calcula-se que cada indivíduo consuma entre 453 e 907 gramas de insetos por ano. Contudo, a FDA (Food and Drug Administration) garante que há uma certa quantidade que o ser humano pode ingerir sem que ponha a sua saúde em risco. Tanto o é, que tal organismo controla a quantidade de insetos que cada alimento pode conter. Por exemplo, em 227ml de sumo de laranja pode estar presente, legalmente, até cinco moscas da fruta.

É por isso comum para a indústria alimentar a presença de certos insetos como larvas na fruta de conserva ou fragmentos de exoesqueletos no chocolate (a cutícula que cobre o corpo de muitos insetos).

Apresentados os números, importa ter em conta que, apesar de inesperado para muitos, tal alimentação não é de risco. Pelo contrário, é cada vez mais uma tendência comum na culinária que vê esta como uma nova opção para garantir o consumo de proteína, cálcio, ferro ou zinco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório