Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Trabalhadores da Bosch de Braga falam em "chantagem" para mudar de turnos

Um grupo de trabalhadores da Bocsh Car Multimédia de Braga fez hoje uma "ação de denúncia" contra a precariedade, os "baixos salários" e a "chantagem" para que mudem para um turno rotativo.

Trabalhadores da Bosch de Braga falam em "chantagem" para mudar de turnos
Notícias ao Minuto

18:08 - 15/04/18 por Lusa

Economia Protestos

Em declarações à Lusa, o representante do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-NORTE), Sérgio Sales, explicou que com a concentração no centro da cidade os trabalhadores pretendem "mostrar que nem tudo são rosas" na Bosch, "apontada muitas vezes como exemplo".

"A empresa está a empurrar de forma chantageada um turno fixo para turnos que laboram ao fim de semana. Estes turnos ferem gravemente a vida familiar dos trabalhadores, [...] só permitem ter um fim de semana por ano livre, não lhes permite ter sequer dois dias de descanso seguidos, rodam de dia para de noite e perdem rendimentos", enumerou o sindicalista.

Sérgio Sales salientou que, "além dos constrangimentos familiares, a instabilidade daqueles turnos cria complicações do ponto de vista da saúde física e mental".

O SITE-NORTE apontou que "tem tentando negociar com a administração, mas que os responsáveis respondem só por escrito e nem se dignam a sentar à mesa com o sindicato".

Sales explicou que a "chantagem" para aderir aqueles turnos rotativos "dura há já alguns anos".

"A empresa tem condições de encontrar outras soluções que não passam por aí, tinha até mesmo o compromisso de pôr a laborar [os turnos rotativos] só para colmatar algumas necessidades de produção e isto já há alguns anos e agora está, por via da chantagem, criando um clima de medo para que os trabalhadores se voluntariem a aderir a eles", referiu.

O grupo, cerca de três dezenas, quer assim "mostrar que uma empresa que é apontada como garantia que qualidade no que toca a contratações tem, no entanto, 30% dos seus trabalhadores em situação precária e a ganhar o salário mínimo nacional".

"Nem tudo são rosas lá dentro", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório