Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ljubinko Drulovic: "Clássico? Quem ganhar será campeão"

Antigo jogador de Benfica e FC Porto falou ao Desporto ao Minuto e revelou as suas expectativas para aquele que, considera, será o jogo do título.

Ljubinko Drulovic: "Clássico? Quem ganhar será campeão"
Notícias ao Minuto

08:00 - 14/04/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

O escaldante Clássico entre o Benfica e o FC Porto, este domingo, na Luz, promete fazer parar todos os amantes do futebol em Portugal e... no estrangeiro. Na Sérvia, por exemplo, estará um antigo jogador de águias e dragões a torcer por um grande espetáculo. Ljubinko Drulovic acredita que este será mesmo o jogo do título e que quem sair vencedor do reduto encarnado estará muito perto de 'encomendar as faixas'.

"Acho que é um jogo decisivo, até porque depois ficam a faltar apenas quatro jornadas para o final. Por isso, quem ganhar será campeão, na minha opinião, até pelo aspeto motivacional", começou por dizer o antigo jogador, de 49 anos, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.

Numa série de nove vitórias consecutivas, o Benfica chega ao Clássico extremamente motivado, enquanto o FC Porto procura correr atrás do prejuízo depois das 'escorregadelas' em Paços de Ferreira e no Restelo. Drulovic admite que esse estado anímico oposto dos dois conjuntos possa também influenciar a forma como os jogadores vão entrar na partida e considera que os comandados de Sérgio Conceição entram mais pressionados.

"O Benfica atravessa um bom momento e ninguém esperava que o FC Porto vacilasse. Tinha uma vantagem muito boa e logicamente que o Benfica soube aproveitar e está muito bem. Nota-se que a equipa está confiante, a fazer bons jogos, mas um Clássico é sempre um Clássico e creio que será decidido nos detalhes. Não tenho dúvidas que as duas equipas vão estar super motivadas, pois sabem que é um jogo do tudo ou nada. Talvez a pressão esteja mais do lado do FC Porto, que tem mesmo que ganhar, apesar do Benfica ainda ter outro jogo muito difícil, frente ao Sporting", analisou.

Notícias ao MinutoDrulovic representou o FC Porto entre 1993 e 2001, defrontando o Benfica por 19 ocasiões.© Getty Images

Jonas, o ás de trunfo de Rui Vitória

Após a ausência no Bonfim, na última jornada, no encontro frente ao V. Setúbal, Jonas já deverá estar apto para reassumir a posição mais avançada do ataque do Benfica. Drulovic elogia a capacidade de Raúl Jiménez de mostrar serviço sempre que é chamado, mas sublinha que, atualmente, o brasileiro é imprescindível para Rui Vitória.

"Está a fazer uma grande época, tem sido o jogador mais decisivo e desde que Rui Vitória mudou o sistema para 4x3x3 tornou-se ainda mais eficaz. Claro que se não estiver disponível o Benfica tem mais opções no plantel, mas penso que o Jonas é fundamental nesta equipa", frisou o esquerdino, eternizado pelas famosas trivelas, elegendo a peça-chave do xadrez de Sérgio Conceição.

"O Marega faz uma excelente dupla com Aboubakar. É uma avançado muito possante, que já marcou muitos golos importantes esta temporada, e era bom que os dois treinadores pudessem contar com todos os jogadores", atirou.

A felicidade pelo sucesso de um dos seus 'meninos'

Se nada de inesperado acontecer antes do apito inicial, Zivkovic é outro jogador que tem certa a titularidade.Drulovic conhece bem o compatriota e acredita que esta poderá ser a afirmação definitiva do sérvio na Luz.

"Na primeira metade da época não jogou muito, é verdade, mas soube aproveitar a lesão do Krovinovic para mostrar serviço. Pessoalmente, gosto mais de o ver atuar numa das alas. No entanto, tem estado muito bem, fixou-se na equipa, apanhou o ritmo competitivo e está num bom momento de forma. Tem que continuar assim porque esta fase vai ser decisiva para ele. É jovem ainda, tem um enorme potencial e acho que é nestes jogos que aparecem os grandes jogadores. Acredito que é isso que vai acontecer com ele", referiu.

Notícias ao MinutoFinalizada a etapa nos dragões, Drulovic rumou ao Benfica e participou em mais três clássicos.© Getty Images

Recordações que despertam... saudades

Com uma longa carreira em Portugal, Drulovic participou em 22 clássicos entre Benfica e FC Porto. Com a camisola azul e branca, o antigo extremo venceu 10 dos 19 jogos frente aos rivais lisboetas, enquanto de águia ao peito disputou apenas três partidas contra os dragões e... nunca ganhou (duas derrotas e um empate). As memórias são, por isso, inúmeras, mas há um desses capítulos que nunca esqueceu.

"Felizmente, tive o privilégio de estar presente em muitos Clássicos, mais ao serviço do FC Porto, mas no Benfica também. Recordo-me de um jogo, pelo FC Porto, em que vencemos 5-0 na Luz, em 1996, na final da Supertaça, onde marquei o último golo. Esses jogos em que fiz golo são sempre marcantes", recorda, rejeitando entrar em prognósticos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório