Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Homens, porque não andam a fazer o despiste de cancro testicular?

O auto exame é rápido, indolor e o primeiro passo para despistar graves problemas, ainda assim, o problema não é muito reconhecido.

Homens, porque não andam a fazer o despiste de cancro testicular?
Notícias ao Minuto

20:08 - 15/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Cancro

Embora não seja o tipo mais comum, cancro nos testículos é um problema que afeta homens entre os 15 e os 44 anos, como refere a Men’s Health UK, que aponta abril como o mês de sensibilização para este problema oncológico em específico.

Seja por falta de conhecimento ou preocupação, a verdade é que poucos são os homens que fazem o despiste caseiro aos testículos como reflete os resultados de um inquérito feito no âmbito da temática que agora se assinala.

Quando diagnosticado a tempo, o cancro testicular pode ser tratado com sucesso – um resultado que contrasta com outros tipos de cancro mais comuns, contudo quando não identificado, pode levar à morte do doente. O despiste é simples e, tal como no caso da mama, passa por ‘procurar’ algum nódulo ou outro aspeto fora do normal.

Segundo os especialistas, uma vez a cada mês é a periodicidade certa para um exame que tem zero consequências mas pode prevenir diversos problemas como desenvolvimento testicular anormal ou início de um histórico familiar com risco àquele problema, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório