Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Noites escaldantes: Porque suamos enquanto dormimos

Adormecer e acordar cheio de calor ou numa poça de suor, é uma situação comum para muitos, mas porque é que isto acontece?

Noites escaldantes: Porque suamos enquanto dormimos

De acordo com o médico e professor James Mold, da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, em declarações para a revista TIME, a ocorrência de suores noturnos está relacionada com vários estados de “excitação e de alerta”. “As pessoas suam à noite devido a vários motivos, a toma de medicamentos como anti depressivos ou para a pressão arterial afeta a temperatura corporal, assim como ingerir álcool ou comer, pouco tempo antes da hora de deitar”, explica.

Mold salienta que esses elementos podem influenciar a redução do ritmo metabólico que ocorre especificamente durante a noite, provocando insónias, cansaço e até ansiedade crónica.

Mais ainda nas mulheres, as mudanças hormonais que ocorrem devido à menopausa são mais um fator responsável por provocar calores noturnos.

O professor da Universidade do Arizona, Michael Grandner alerta ainda que não se deve descurar o papel prejudicial que a prática de exercício físico a horas tardias pode ter no aumento da temperatura corporal. Grandner explica que a temperatura do corpo diminui naturalmente durante a noite, de forma a promover o descanso e o sono, e o treino contraria essa tendência acelerando o metabolismo e aumentando o estado de alerta do organismo.

"Pela sua sáude relaxe antes de ir para a cama", sublinha Grandner. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório