Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

May adverte UE de que "ameaça russa não respeita fronteiras"

A primeira-ministra britânica, Theresa May, frisou hoje que "a ameaça russa não respeita fronteiras", à chegada a uma cimeira da União Europeia em que vai pedir o apoio dos parceiros face à Rússia no caso Skripal.

May adverte UE de que "ameaça russa não respeita fronteiras"
Notícias ao Minuto

15:31 - 22/03/18 por Lusa

Mundo Skripal

Bruxelas, 22 mar (Lusa) -- A primeira-ministra britânica, Theresa May, frisou hoje que "a ameaça russa não respeita fronteiras", à chegada a uma cimeira da União Europeia em que vai pedir o apoio dos parceiros face à Rússia no caso Skripal.

"É claro que a ameaça russa não respeita fronteiras e o incidente de Salisbury enquadra-se num modelo de agressão russa à Europa e aos seus vizinhos, dos Balcãs Ocidentais ao Médio Oriente", disse May, referindo-se ao envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal com um gás neurotóxino naquela localidade de Inglaterra.

A primeira-ministra reafirmou o seu "compromisso incondicional" com a segurança europeia e evocou os aniversários, hoje, dos atentados de 22 de março de 2016 em Bruxelas e de 22 de março de 2017 em Westminster (Londres).

May, cujo país deve abandonar a UE daqui a um ano, disse que pretende abordar com os parceiros europeus "as oportunidades e desafios mútuos" que enfrentam "como amigos e aliados próximos" depois do "temerário ataque" russo contra o Reino Unido.

O caso do ex-espião duplo de origem russa Serguei Skripal, de 66 anos, e da sua filha Yulia, de 33 anos, que, segundo Londres, foram envenenados com um agente neurotóxico cujo fabrico remonta à altura da União Soviética, é um dos temas em debate na próxima cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), que começou hoje e termina na sexta-feira em Bruxelas.

O ex-espião e a filha, que permanecem hospitalizados em estado grave, foram encontrados inconscientes no passado dia 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury. O Reino Unido responsabiliza Moscovo por esta tentativa de homicídio.

MDR // FPA

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório