Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

É preciso criar-se valor social para o doente renal

Cada vez mais o doente tem um papel mais atuante e menos passivo no seu processo terapêutico, e o setor da saúde está ciente desta mudança.

É preciso criar-se valor social para o doente renal
Notícias ao Minuto

13:13 - 22/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Doente renal

A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função renal e afeta entre oito a dez por cento da população adulta”, explica a Associação Nacional de Centros de Diálise que aponta como principal problema o facto de o doente não saber que tem a doença, já que há poucos sintomas associados à doença renal crónica.

Da falta de alerta advém o diagnóstico precoce. Para o evitar, importa que “doentes com hipertensão arterial, diabetes, obesidade e história familiar de doença renal”, que são “populações de risco para o desenvolvimento desta doença”, devem ser acompanhados de perto para garantir o despiste da mesma, avança a ANADIAL em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Quanto ao tratamento, passa por diálise peritoneal, transplante ou hemodiálise, métodos que, em Portugal, são desenvolvidos a par do diálogo com o doente que cada vez mais tem um papel mais atuante no seu próprio processo terapêutico. Desta forma, “a discussão deixa de ter o seu enfoque na vertente público versus privado, para passar a centrar-se no binómio custo-eficiência”diz a associação que trabalha constantemente para se reconheça o valor do doente renal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório