Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Eurodeputado questiona CE sobre necessidades de capital do Novo Banco

O eurodeputado Manuel dos Santos questionou hoje a Comissão Europeia sobre quanto poderá o Estado ainda ter de injetar no Novo Banco, vendido em outubro passado ao fundo de investimento norte-americano Lone Star.

Eurodeputado questiona CE sobre necessidades de capital do Novo Banco
Notícias ao Minuto

20:12 - 21/03/18 por Lusa

Economia Manuel dos Santos

Numa pergunta a que a Lusa teve acesso, Manuel dos Santos considera que as "mensagens e os atos da Comissão Europeia são cada vez mais desconcertantes, considerando "claro" que o modelo de resolução escolhido para o Banco Espírito Santo (BES) em 2014 "não constitui a melhor solução para um grande banco".

O eurodeputado evoca o relatório da Direção-Geral da Concorrência Comissão Europeia conhecido há poucas semanas sobre o Novo Banco para considerar que a avaliação que Bruxelas faz deste "aponta para que Estado português conceda uma nova ajuda ao Novo Banco que se traduzirá em maior carga fiscal para o contribuinte e em benefício para a LoneStar, o fundo comprador".

Segundo Manuel dos Santos, sendo que estão identificados "ativos tóxicos no montante de 8,7 mil milhões de euros e assegurando que as más práticas na concessão de crédito se mantêm, exige-se uma nova ajuda do Estado que pode ultrapassar os sete mil milhões de euros".

Assim, o político socialista pede à Comissão Europeia os "dados precisos" em que se baseou para fazer a avaliação do Novo Banco e questiona "qual o limite de sacrifícios que terão de ser impostos aos contribuintes portugueses até que a instituição cumpra os critérios exigidos pela Direção-Geral da Concorrência".

Por fim, Manuel dos Santos questiona ainda a Comissão Europeia sobre se o sistema bancário português foi usado como "cobaia para a plena aplicação das regras de resolução que constituem o segundo pilar da União Bancária".

O Novo Banco foi vendido em outubro à Lone Star, que tem 75% do capital, mantendo o Fundo de Resolução os restantes 25%.

Contudo, no âmbito dessa venda, foi acordado um mecanismo de capital contingente pelo qual o Fundo de Resolução (que está sob a alçada do Banco de Portugal) ainda poderá recapitalizar o Novo Banco até 3,9 mil milhões de euros.

Além disso, o Estado poderá vir a injetar diretamente mais dinheiro no Novo Banco, caso o banco fique em situação difícil que não seja colmatada pelo mecanismo de capital contingente e o acionista não recapitalize.

Há um ano, foram polémicas declarações do eurodeputado socialista Manuel dos Santos sobre uma candidata à Câmara de Matosinhos.

Na altura, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o eurodeputado se tornou "uma vergonha para o PS" e defendeu a sua expulsão do partido por "preconceitos racistas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório