Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

A acupuntura não serve para nada, dizem cientistas

Embora muitos especialistas defendam este método como uma válida medicina alternativa, outros refutam a sua eficácia.

A acupuntura não serve para nada, dizem cientistas
Notícias ao Minuto

12:37 - 21/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Acupuntura

A acupuntura é vista como uma técnica válida e eficaz que se deve complementar à medicina convencional. Em Portugal, o método é reconhecida desde 2001, data em que a Ordem dos Médicos aprovou a criação da ‘Competência Médica em Acupuntura’. Hoje, a medicina é praticada em diversos hospitais e centros de saúde do país onde é oferecida como possibilidade de tratamento a vários casos, tal como acontece noutras partes do mundo.

Apesar disso, Severo Ochoa, diretor do Departamento de Cultura Científica do Centro de Biologia Molecular de Madrid apontou recentemente justificações que descredibilizam esta técnica de forma bastante simples.

“Esta técnica baseia-se no conceito de que o nosso corpo recorre a uma série de canais energéticos”, contudo, “os estudos científicos demonstraram que tal não existe”, conclui o especialista ao jornal espanhol El País.

Depressão foi a mais recente doença apontada como tratável através da acupuntura, todavia, “não há evidências científicas que provem esta eficiência” garante Ochoa que refere que a referida medicina alternativa também não é eficaz no tratamento de dor de costas, náuseas no primeiro mês de gravidez, depressão ou sono.

Quanto aos que garantem ter sentido melhorias no seu estado depois de serem submetidos ao tratamento por acupuntura, Severo Ochoa diz que tal se deve ao efeito placebo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório