Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

O que acontece com as células quando morrem? Cientistas explicam

Um novo estudo descreve o processo de limpeza das células mortas. Processo é essencial para evitar disfunções no sistema imunológico.

O que acontece com as células quando morrem? Cientistas explicam
Notícias ao Minuto

10:40 - 21/03/18 por Sara Gouveia

Lifestyle Estudo

Que as células morrem ao longo da nossa vida já não é novidade, mas o que lhes acontece depois?

Um estudo publicado na revista 'Nature' explica que quando estas morrem, as células vizinhas acabam por limpar os seus restos mortais. Os chamados fagócitos têm o papel de absorver os restos de células.

Mas há células e células. A morte de células mais complexas, como é o caso das células neuronais, são um verdadeiro desafio para os fagócitos.

Então, de forma a descobrir outros processos de limpeza de células, os investigadores foram estudar células de um verme, o C. elegans, que no caso das células que funcionam como estrutura para a formação da cauda do verme, depois de cumprirem o seu papel autodestroem-se.

Os investigadores perceberam ainda que as células são eliminadas de duas formas:  A parte central enrola-se até se tornar uma bola, que acaba por ser "comida" pela célula vizinha e que as suas extremidades são dissolvidas por uma substância chamada EFF-1, o que até agora era desconhecido.

Em imagens de alta definição observaram ainda que o processo começa com a parte central da célula a separar-se da sua extensão. 

Estas descobertas são importantes para entender as doenças autoimunes, por exemplo. Quando uma célula morta "viaja" pelo corpo, pode pôr o sistema imunológico em alerta, ao conseguir estudar forma de eliminar essas células a tempo, novos tratamentos para essas doenças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório