Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O escândalo que fez o Facebook perder 37 mil milhões num dia

Empresa de Mark Zuckerberg estará, ao que tudo indica, envolvida naquele que é considerado “um dos maiores roubos de dados de sempre na história da rede social”.

O escândalo que fez o Facebook perder 37 mil milhões num dia
Notícias ao Minuto

16:19 - 20/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Redes Sociais

O valor do Facebook no índice tecnológico dos EUA perdeu cerca de 37 mil milhões de dólares na segunda-feira, devido ao escândalo em que a empresa está envolvida e que foi tornado público no fim de semana.

Em causa está a descoberta que a empresa de análise de dados britânica Cambridge Analytica se apropriou indevidamente de dados pertencentes a 50 milhões de utilizadores.

Estes dados foram posteriormente transformados em perfis psicológicos para serem usados nas eleições presidenciais dos EUA, mais precisamente na campanha de Donald Trump.

A primeira reação dos investidores a esta notícia foi na segunda-feira, altura em que as ações da gigante de tecnologia encerraram a perder 6,7%.

De acordo com a BBC, esta é a maior redução percentual, em valor de mercado, que a Facebook registou em apenas um dia dos últimos quatro anos. A capitalização de mercado (ou valor em bolsa) da empresa passou de 537 mil milhões de dólares na sexta-feira para 500 mil milhões de dólares no final de segunda-feira.

A polémica teve efeito também nas principais empresas do ramo da tecnologia, que também encerraram com fortes perdas. A Alphabet, empresa-mãe da Google, fechou a perder 3% enquanto outras gigantes como a Amazon, a Netflix e a Apple registaram quedas de até 1,5%.

O Facebook procura defender-se do caso assegurando que não houve qualquer quebra da sua segurança, uma vez que não foram roubadas palavras-passe ou senhas de autenticação. Ainda assim, publicações como o The New York Times estão a apontar o caso como “um dos maiores roubos de dados de sempre na história da rede social”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório