Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Beber 1,5 litros de água por dia, sim... E água com gás?

Ainda que não se equipare à água mineral, a água com gás é também apontada como benéfica para a saúde. Todavia, o seu consumo em exagero pode trazer problemas.

Beber 1,5 litros de água por dia, sim... E água com gás?
Notícias ao Minuto

11:35 - 20/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Água

Embora se saiba que a medida exata varie de caso para caso, o consumo diário de água é apontado numa média de 1,5 a 2litros por adulto. Já acerca da água com gás, que não deve ser vista como substituta da água mineral, o valor máximo é ainda mais relativo, isto porque, a par do peso, altura, idade ou atividade praticada por cada indivíduo, há o importante fator da forma como cada um processa o gás no organismo.

Laura Gosalbo, especialista em análise sensorial de alimentos e bebida, começa por apontar que a água com gás não é recomendada a toda a população, principalmente a quem sofre de problemas no esófago, tenha facilidade em acumular gás no estômago ou o cólon irritado.

A chave, diz a especialista, é ver a água com gás como qualquer outra bebida que se encaixa na rotina alimentar diária, sempre a par do consumo de água mineral. Por exemplo, não mais que dois copos a acompanhar a refeição será o limite.

Dentro desta medida, será possível aproveitar os benefícios que o consumo de água com gás traz, como o efeito saciante, o facto de não conter calorias e de ajudar à digestão, bem como o controlo dos níveis de colesterol e de pressão no sangue, como aponta o Lavanguardia.

Dentro das águas com gás, importa também optar pelas menos ácidas, o que não e difícil de distinguir: quanto mais ácida a água, maiores e mais intensas são as ‘borbulhas’ de gás. Quanto ao nível de sódio, com uma rápida análise ao rótulo da água pode-se distinguir as mais indicadas, ou seja como menos sódio, que são aquelas que contam com menos de 20mg.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório