Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

São já 53 os casos de sarampo confirmados. "Todos adultos"

No balanço mais recente da Direção Geral de Saúde é referido que dos "145 casos reportados, 53 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge" e desses todos são "adultos".

São já 53 os casos de sarampo confirmados. "Todos adultos"
Notícias ao Minuto

20:40 - 19/03/18 por Ana Lemos

País DGS

"Até às 19 horas" desta segunda-feira informa a DGS que "foram reportados 145 casos suspeitos de sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto".

"Dos 145 casos reportados, 53 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 51 foram infirmados; os restantes 41 casos aguardam resultado laboratorial", lê-se no último balanço sobre o surto.

Afastada está também a hipótese de um bebé estar infetado com o surto. Conforme pode ler-se no documento da DGS, dos 53 casos confirmados "todos adultos", um "pertence à Região Centro com ligação ao surto que decorre na região Norte".

Em relação ao número de doentes internados, a DGS dá conta de apenas "cinco" dos 53 e estão em "situação clínica estável", acrescenta o comunicado.

Recorde-se que este vírus "é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra". Os sintomas "aparecem geralmente entre dez a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal".

Por isso fique atento e se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo ou se tem dúvidas ligue para o SNS 24 (808 24 24 24).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório