Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Aldeias do Xisto em exposição no Museu de Arte Popular

As Aldeias do Xisto vão apresentar no Museu de Arte Popular, em Lisboa, uma exposição cujas peças transportam o visitante para o território das aldeias desta rede e apontam caminhos para o desenvolvimento rural.

Aldeias do Xisto em exposição no Museu de Arte Popular
Notícias ao Minuto

21:00 - 19/03/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Em comunicado, a rede das Aldeias do Xisto adianta que esta exposição está integrada no projeto "Agricultura Lusitana 2015-18" e que estará patente entre sexta-feira a 20 de dezembro.

Por seu lado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) sublinhou que a exposição surge "enquadrada na programação da DGPC alusiva à celebração do Ano Europeu do Património Cultural, (...) [devendo] ser entendida numa perspetiva mais ampla, como resultado de uma estratégia de valorização do património rural, em que salvaguarda e inovação assumem idêntico protagonismo".

"O tema explora o potencial da agricultura na evolução do homem, na fixação aos lugares, no desenvolvimento dos artefactos e de toda a cultura rural, material e imaterial, na qual está inscrita grande parte da matriz identitária dos portugueses. Este tema foi escolhido pelo seu potencial antropológico, sociológico e económico para interpretar a identidade das comunidades e a sua ligação aos lugares que habitam", especifica a nota de imprensa.

Segundo o comunicado, o projeto "Agricultura Lusitana" reuniu artífices residentes nas Aldeias do Xisto e uma equipa de 'designers' que em conjunto conceberam as suas peças.

A estes juntaram-se nove escolas superiores de design nacionais, que desenvolveram os seus projetos em aldeias representativas da diversidade do território, nomeadamente a Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza.

"O objetivo foi que estas escolas interpretassem a cultura dos lugares e desenvolvessem artefactos representativos dos valores locais", acrescenta a informação.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que tem sede na Barroca, concelho do Fundão, e que integra 27 localidades da região Centro, além da parceria com 20 municípios e com mais de 100 operadores privados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório