Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Porque é que a ressaca é pior depois dos 20 anos?

Há que aceitar a dura verdade: a idade pesa. E a ciência explica porquê.

Porque é que a ressaca é pior depois dos 20 anos?
Notícias ao Minuto

15:46 - 19/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Álcool

Não há como negar, a ressaca torna-se menos suportável à medida que os anos passam. Antes de explicar o porquê desta dogma, esclarecemos os efeitos do álcool no nosso corpo:

O álcool tem vários efeitos no corpo humano, muitos dos quais são responsáveis pela sensação de ressaca. O álcool dilata os vasos sanguíneos e dificulta a libertação de hormonas antidiuréticas, o que causa dor de cabeça e desidratação.

O estômago também fica irritado pelo consumo de álcool em excesso, o que resulta em náuseas e vómito, além de que propicia o aumento de químicos responsáveis por indisposição de estômago e, uma vez mais, dores de cabeça.

Ainda, o álcool inibe a produção de glutamina, razão pela qual se sente cansado depois de uma forte noite de copos.

A par de todas estas causas para a ressaca, explica a ciência que, com o avançar da idade, o processo de ‘expulsar’ o álcool do corpo torna-se menos eficaz, deixando o organismo mais indefeso aos seus efeitos.

Para se livrar do álcool consumido, o fígado – independentemente da idade – metaboliza-o e transforma-o em acetaldéido. Contudo, porque esta é uma substância tóxica, o corpo produz corpos antioxidantes para neutralizar o efeito, um processo que se torna difícil de proceder à medida que os órgãos envelhecem.

Este aspeto, a par da gradual regressão do sistema imunológico, resulta no inevitável: o corpo deixa de se conseguir proteger da inflamação de que o álcool é culpado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório