Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, quantos banhos devemos tomar?

Há quem só se sinta realmente limpo após tomar um longo duche. Mas será que é realmente necessário tomar banho todos os dias ou até saudável de todo?

Afinal, quantos banhos devemos tomar?
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Higiene

"Acho que nos banhamos mais por razões estéticas do que outra coisa", diz Elaine Larson, médica e especialista em doenças infecciosas e professora na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. "Geralmente as pessoas acreditam que tomam banho diariamente por motivos de higiene, mas falando a nível de bacteriológico isso não é de todo verdade".

Segundo Larson, os sabonetes e líquidos usados na higiene diária são superados pelo sabão que continua a combater mais eficazmente as doenças infecciosas. E quando toma duche, esfregar e esfoliar não são de todo atividades benéficas. "Tomar banho vai remover, por exemplo, o odor a suor caso tenha ido ao ginásio. Mas não o vai proteger de bactérias – lavar as mãos regularmente é muito mais eficaz".

De acordo com vários estudos, banhos em excesso podem deixar o organismo mais propenso a contrair certas infeções. A água tem tendência a secar a pele, sujeitando-a ao aparecimento de feridas, que por sua vez são um habitat propício ao desenvolvimento de germes, explica Larson.

Outros especialistas concordam. "A maioria das pessoas toma banhos a mais", diz o médico dermatologista Brandon Mitchell, docente na Universidade de George Washington.

Mitchell afirma que lavar a pele em demasia pode retirar à derme os óleos essenciais que a compõe, e prejudicar a capacidade deste órgão se defender das bactérias – fragilizando assim o sistema imunitário.

Então afinal quantos banhos deve tomar? “Provavelmente um ou dois por semana”, garante Mitchell.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório