Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Programa 'Viva a Primavera' apoia iniciativa cultura e talentos em Tavira

O estímulo à criatividade, à iniciativa cultural e ao aparecimento de novos talentos são objetivos do programa 'Viva a Primavera', que a Câmara de Tavira vai organizar entre março e junho no concelho, anunciou a autarquia.

Programa 'Viva a Primavera' apoia iniciativa cultura e talentos em Tavira
Notícias ao Minuto

13:09 - 18/03/18 por Lusa

Cultura Tavira,

A Câmara algarvia, em parceria com associações culturais de Tavira, vai levar nos próximos três meses a várias freguesias do concelho um programa cultural com música, poesia, conferências, cinema ou exposições, permitindo dinamizar a oferta aos munícipes e visitantes, segundo o calendário do programa, apresentado pelo município em comunicado.

O 'Viva a Primavera' conta também com a VI edição da 'Mostra da Primavera', que reunirá artesão, contará com ranchos locais ou grupos de cante alentejano e oferecerá atividades para crianças, anunciou ainda a Câmara de Tavira.

O programa começa a 20 de março, na Igreja da Misericórdia, com "concerto de piano a quatro mãos, por Yan Mikirtumov e Alexei Eremine", promovido pela autarquia, e prossegue no dia 24 com o "Animate2", que fará a exibição de 'Aelita', um filme musicado ao vivo por 'Shaolines del Amor', numa iniciativa do Cineclube de Tavira, exemplificou a autarquia.

Entre 26 e 29, será a vez da Academia de Música de Tavira apresentar espetáculos de 'Músicas do Mundo - Josué Nunes', na Ermida de Santa Ana (dia 26), do 'Algarve Strings Quartet', na Igreja das Ondas (a 27), do projeto '12 temas 12 estilos', interpretado por Luís Conceição (a 28), e do 'Duo Sérgio Conceição e Silvino Campos' (a 29), ambos na Ermida de São Sebastião, pode também ler-se no programa.

Além das iniciativas previstas para a sede de concelho, a iniciativa tem igualmente marcados espetáculos na Casa do Povo de Santo Estêvão, na freguesia homónima, na Sociedade Recreativa Luzense, na freguesia de Luz de Tavira, ou na freguesia da Conceição.

As comemorações do 25 de Abril também estão incluídas no programa do 'Viva a Primavera', com o 44.º aniversário da revolução que acabou com a ditadura e introduziu a democracia em Portugal a ser assinalado com o concerto luso-russo 'A Música e a Revolução' e, posteriormente, com uma atuação de Paulo de Carvalho, no Mercado da Ribeira.

Entre 27 e 29 de abril, a rua do Cais, o Jardim das Palmeiras e o Mercado da Ribeira serão também o palco da VI Mostra da Primavera, que conta com artesãos, inclui atuações de ranchos do concelho, de grupos corais e de cante alentejano e prevê a realização de oficinas para crianças, numa organização da Associações de Artesanato de Tavira, ainda segundo o programa divulgado pelo município.

Os dias 04 e 05 de maio estão destinados para a realização da Conferência Internacional sobre Gestão Cultural, que será organizada pela 'Agecal - Associação dos Gestores Culturais do Algarve' e conta com a participação de investigadores das Universidades de Córdova, Espanha, de Coimbra, de Lisboa e do Algarve.

O fado é outras das iniciativas previstas ao longo do 'Viva a Primavera', que termina a 16 de junho, com uma gala organizada pelo projeto Fado com História, referiu ainda o município.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório