Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dragão voou mais alto no dérbi e voltou ao 1.º lugar

Foram menos de duas horas for a do topo da classificação. O FC Porto venceu o Boavista (2-0) e voltou à liderança da Liga. Pragmático e igual a si próprio, não deu hipótese à equipa axadrezada.

Notícias ao Minuto

08:35 - 18/03/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

Este sábado, o FC Porto assegurou a sua 8.ª vitória consecutiva em dérbis com o Boavista. Os dragões venceram por 2-0, com golos de Felipe e Herrera e seguraram o 1.º lugar do campeonato.

A liderança fugiu apenas algumas horas

À partida para esta jornada, o Benfica, com dois pontos a menos que o FC Porto, jogava primeiro frente ao Feirense e, em caso de vitória, colocava pressão sob os dragões, uma vez que passaria para 1.º lugar da Liga.

E foi exatamente isso que aconteceu. Os azuis e brancos entraram em campo para este dérbi a saber que o Benfica estava provisoriamente no topo da classificação. Ainda assim, a julgar pelo início demolidor dos dragões, isso foi algo que nem entrou na mente dos jogadores treinados por Sérgio Conceição.

Isto, porque aos 2 minutos de jogo, os cerca de 45 mil adeptos portistas nas bancadas do Dragão já estavam a gritar golo. Felipe fez de cabeça o primeiro golo da partida, a passe de Sérgio Oliveira.

Os momentos que podiam ter mudado o jogo

Ao minuto 40, o árbitro Manuel Oliveira expulsou Vítor Bruno, após uma entrada dura sobre Sérgio Oliveira. No entanto, não estava convicto da sua decisão. Para ter desfazer todas as dúvidas, o juíz da partida recorreu ao videoárbitro e… voltou atrás na sua decisão.

Em vez do vermelho direto inicial, Manuel Oliveira ficou-se pelo amarelo a Vítor Bruno, o que permitiu ao Boavista continuar a alinhar com 11 elementos.

Aos 71’, mais um momento marcante na partida. E neste, o árbitro mereceu uma enorme assobiadela por parte de todo o estádio do Dragão. Manuel Oliveira marcou penálti para o FC Porto , que foi cobrado por Sérgio Oliveira, tal como Conceição tinha prometido na antevisão deste jogo. Até aqui, tudo bem...

O camisola 27 marcou mas, no momento do remate, escorregou. Na repetição das imagens televisivas é possível ver que, involuntariamente, Sérgio Oliveira deu dois toques na bola. O árbitro quis analisar o lance e voltou a recorrer ao VAR. Resultado? Penálti invalidado.

Vitória moralizadora depois de marcar 'Paço' no campeonato

Apesar de não ser um resultado 'gordo', a verdade é que o triunfo do FC Porto nunca pareceu ameaçada. O Boavista não foi uma equipa que tenha estacionado o autocarro, como se costuma dizer - até porque sofreu um golo logo aos 2 minutos - mas só conseguiu assustar Casillas uma vez. E na única intervenção que fez, o espanhol mostrou segurança entre os postes.

Depois de ter averbado a sua primeira derrota no campeonato, após ter também sido eliminado da Liga dos Campeões, nada melhor que vencer um dérbi para repôr os níveis de confiança lá no alto. A equipa de Sérgio Conceição parece não sofrer com os beliscões - que é como diz derrotas - esta temporada. 

Nas quatro derrotas que teve até agora, em 2017/18, o FC Porto respondeu sempre com uma vitória. É caso para dizer que este Dragão tomba... mas não cai.

FC Porto vs. Boavista
55% Posse de bola 45%
15 Remates 4
17 Faltas 16
10 Cantos 3
2/0 Cartões amarelos/vermelhos 4/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório