Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"António Costa é o grande vencedor do congresso do CDS"

O congresso do último fim de semana, que reforçou a liderança de Assunção Cristas à frente dos destinos do CDS, foi abordado, esta sexta-feira à noite, por Francisco Louçã no seu comentário semanal na antena da SIC Notícias.

"António Costa é o grande vencedor do congresso do CDS"
Notícias ao Minuto

23:09 - 16/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Francisco Louçã

Para o fundador do Bloco de Esquerda, o grande vencedor do congresso dos centristas não foi a líder, mas sim o primeiro-ministro.

“António Costa é o grande vencedor do congresso”, afirmou Francisco Louçã, explicando que esta vitória se deve ao facto de existir agora uma “disputa entre o PSD e o CDS”, o que coloca Assunção Cristas numa “posição vulnerável”, pois “quer ter uma dimensão enorme, mas as sondagens não vão confirmar que passa à frente do PSD e, por isso, vai ser uma narrativa permanente”.

Nesta senda, o economista de formação refere ainda que a líder centrista “tem um problema a curto prazo” que se chama eleições europeias. Isto porque, explicou, Cristas avançou no congresso com a informação de que Nuno Melo será o candidato do CDS ao sufrágio europeu.

Embora fosse “de esperar” este anúncio, o mesmo coloca a Cristas o problema de “qual será o candidato do PSD” que, para Francisco Louçã é "natural" que seja Paulo Rangel, pese embora os “inconvenientes” que apresenta, como não ter apoiado Rui Rio.

Face ao exposto, o bloquista considera que o PSD “pode ter um candidato forte, se quiser, e isso torna muito difícil ao CDS ter mais do que um eurodeputado eleito e ultrapassar o PSD”.

“O CDS colocou-se muito acima da sua força tradicional. Veremos se resulta em termos de mobilização”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório