Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Standard & Poor's mantém rating de Portugal acima do 'lixo'

A Standard & Poor's decidiu, esta sexta-feira, manter o rating de Portugal como 'BBB-'.

Standard & Poor's mantém rating de Portugal acima do 'lixo'
Notícias ao Minuto

21:48 - 16/03/18 por Ana Lemos

Economia Agência

Em setembro do ano passado, a agência de rating Standard & Poor's (S&P) decidiu tirar Portugal de lixo  e na avaliação, esta sexta-feira, nenhuma alteração fez ao rating soberano.

O rating de Portugal manteve o rating da República, com perspetiva estável, na primeira avaliação desde a subida de notação da dívida portuguesa para o grau de investimento (BBB-/ um nível acima de lixo) , em setembro de 2017.

"A S&P destaca as perspetivas de crescimento económico marcadamente mais robusto e de base alargada, a manutenção do processo de consolidação orçamental, bem como a continuação da redução da dívida pública", lê-se no comunicado enviado pelo Ministério das Finanças às redações, acrescentando ainda que "merece  relevo a confiança num forte desempenho das exportações e do investimento, assim como os progressos assinalados no reforço da estabilidade financeira e do mercado de trabalho".

Esta decisão, destaca a tutela, "ocorre depois de serem conhecidos os resultados económicos que Portugal alcançou no ano transato, incluindo o maior crescimento real da economia desde o início do século, o défice mais baixo da democracia e a maior redução da dívida pública em 20 anos".

"O Governo prosseguirá políticas que garantam um modelo económico sólido, alicerçado na implementação do Programa Nacional de Reformas, na gestão equilibrada das contas públicas e na promoção de um crescimento sustentável e inclusivo", remata o Ministério das Finanças.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório