Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Antigo jogador revelou que o Perú se vendeu contra a Argentina em 1978

José Velásquez refere que seis jogadores e vários dirigentes se deixaram vender.

Antigo jogador revelou que o Perú se vendeu contra a Argentina em 1978

Já se passaram 40 anos e a goleada da seleção argentina sobre o Perú no Campeonato do Mundo de 1978 continua a causar polémica. A Argentina precisava vencer a partida por pelo menos quatro golos de diferença – caso contrário, o finalista seria o Brasil – e alcançou um 6-0 com extrema facilidade, levantando suspeitas relativamente à manipulação do resultado.

Esta terça-feira, em entrevista ao jornal peruano Trome, José Velásquez, ex-jogador dessa mesma seleção, disse que seis companheiros seus “se venderam” naquela partida.

Um dos acusados por Velásquez foi Ramón Quiróga, guarda-redes da seleção: “Seis de nós nos reunimos um dia antes com o treinador, Calderón, para pedir que Quiroga não jogasse, por ser argentino. Ele aceitou, mas no dia seguinte mudou de ideia. O que eu devo pensar, que se vendeu ou não?”, questionou.

Velásquez reclamou de ter sido substituído, quando o marcador estava 2-0, e acusou Gorriti, que entrou no seu lugar, de fazer parte do esquema. “Venderam-se o presidente mais seis jogadores. Posso citar quatro: Manzo, Gorriti, Muñante e Quiroga.”

Velásquez recordou ainda a visita do presidente argentino Jorge Videla e do secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, ao balneário peruano para desejar “sorte” antes da partida. “O que eles estavam a fazer ali? Foi uma maneira de nos pressionar, de encontrar quem tinha se vendido. A corrupção sempre existiu.”

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório