Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Navio encalhado no Tejo foi "arrastado alguns metros", mas não chega

O ponto de situação foi feito, ao final da tarde desta quarta-feira, pelo comandante da capitania do porto de Lisboa.

Navio encalhado no Tejo foi "arrastado alguns metros", mas não chega
Notícias ao Minuto

20:02 - 14/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Comandante

Encalhado junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, há mais de uma semana, o navio de bandeira espanhola Betanzos continua no mesmo sítio, apesar das operações de remoção que têm sido levadas a cabo.

O comandante Coelho Gil disse hoje à tarde, em declarações à SIC Notícias, que os trabalhos continuam e que estão ser levados a cabo por um rebocador “de grande poder de tração e um cabo condizente com as dimensões” do rebocador.

“Ontem de noite conseguiu-se que o navio se arrastasse alguns metros, o que se repetiu na preia-mar da hora do almoço. Contudo, o espaço que foi percorrido por este arrastamento ainda não foi suficiente para que o navio conseguisse atingir o local que permita adquirir flutuabilidade”, explicou o comandante.

Sendo que o navio está encalhado há mais de uma semana, Coelho Gil explicou que este é um “trabalho que demora o seu tempo, que exige paciência e preias-mar com alturas de água adequadas”.

“Vamos esperar que as alturas de água sejam superiores e que as condições melhorem para que seja possível retirar o navio do local”, referiu.

Quanto à carga que está no interior da embarcação, o comandante garantiu que se “estas operações não tiverem sucesso” será necessário “arranjar um plano adicional que poderá passar pela remoção de parte da carga” que é de oito toneladas de areia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório