Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PSD questiona Governo sobre obras na linha do Norte

O PSD questionou hoje o Governo sobre o adiamento para 2020 das obras no troço da Linha do Norte em Ovar e Espinho, considerando que essa decisão resulta numa "discriminação grave" para as respetivas populações.

PSD questiona Governo sobre obras na linha do Norte
Notícias ao Minuto

19:35 - 14/03/18 por Lusa

Política Ovar e Espinho

Numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, os deputados do PSD Luís Montenegro e Amadeu Albergaria reclamam uma intervenção urgente naquele que dizem ter sido classificado como "o pior troço da rede ferroviária nacional".

Os parlamentares sociais-democratas acusam o Governo de discriminar estes concelhos ao deixar o troço da ferrovia em causa fora do plano de investimentos imediato.

"A Infraestruturas de Portugal (IP) acaba de adiar as intervenções em Espinho e Ovar para 2020, o que resulta numa discriminação grave para as respetivas populações. Deixou a promessa de abertura de concursos públicos dentro de dois meses, mas esse compromisso não pode falhar", escrevem os deputados aveirenses citados numa nota do Grupo Parlamentar do PSD.

A pergunta do PSD surge poucos dias após o lançamento do concurso público para a empreitada de modernização do troço Valadares-Gaia, com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

"O anúncio agora feito da requalificação da linha entre as estações de Valadares e General Torres mais não é do que uma discriminação dos utentes da CP dos concelhos de Espinho e de Ovar, cujos municípios já manifestaram a disponibilidade para colaborar, não compreendendo, assim, por que razão a intervenção não avança", reclamam Luís Montenegro e Amadeu Albergaria.

No requerimento, os deputados recordam que "há muito que os autarcas de Espinho e Ovar vêm alertando para o estado daquele troço da ferrovia e para a necessidade de uma requalificação".

Os parlamentares sociais-democratas questionam o Governo sobre qual a razão da requalificação da Linha do Norte entre Ovar e Vila Nova de Gaia ter sido adiada para 2020.

Os deputados querem ainda saber quando pensa o Ministério avançar com medidas concretas que conduzam à intervenção neste troço de ferrovia e que plano de intervenção tem a Infraestruturas de Portugal para este troço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório