Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nova PAC deve ter mecanismos para tornar floresta menos permeável ao fogo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que a próxima Política Agrícola Comum (PAC) tem de prever a necessidade de adaptar a floresta no sul da Europa às novas condições climáticas, de modo a agir sobre as causas dos incêndios.

Nova PAC deve ter mecanismos para tornar floresta menos permeável ao fogo
Notícias ao Minuto

12:39 - 14/03/18 por Lusa

País António Costa

"Os incêndios são uma tragédia e os passos que a Comissão Europeia já apresentou para melhorar o mecanismo europeu de proteção civil são importantes. A existência de uma reserva europeia que complemente a responsabilidade nacional de cada um dos Estados-Membros para poder acorrer em situação de tragédia é absolutamente fundamental", salientou o primeiro-ministro na resposta às perguntas dos eurodeputados no hemiciclo de Estrasburgo, após o seu discurso no quadro do ciclo de debates sobre o futuro da UE com chefes de Estado e de Governo no Parlamento Europeu.

António Costa defendeu, no entanto, que "mais importante, ou tão importante pelo menos", é a necessidade de agir sobre as causas dos incêndios.

"Aquilo de que necessitamos é que a próxima PAC tenha em conta a necessidade de adaptar a floresta no sul da Europa às novas condições climáticas, e que permita fazer uma alteração significativa da nossa composição florestal. Precisamos de ter menos eucaliptos, menos pinho, precisamos de ter mais sobreiros, mais carvalhos, mais oliveiras, árvores que sejam resilientes ao fogo e que sejam capazes de contribuir para um desenvolvimento rural sustentável", insistiu.

António Costa foi o terceiro líder europeu a participar no ciclo de debates promovido pelo Parlamento Europeu sobre o Futuro da UE, iniciado este ano, depois dos primeiros-ministros da Irlanda, Leo Varadkar, em janeiro, e da Croácia, Andrej Plenkovic, em fevereiro, e antes do Presidente francês, Emmanuel Macron, o "convidado de honra" da sessão plenária de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório