Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Sabe quais são os nomes das próximas tempestades?

A Gisele está aí em força, mas já tem substituto, vários até, para quando decidir deixar-nos.

Sabe quais são os nomes das próximas tempestades?
Notícias ao Minuto

12:32 - 14/03/18 por Melissa Lopes

País Meteorologia

Nunca as tempestades tiveram tanta personalidade no nosso país como agora. Tudo começou com a Ana, lembra-se? Seguiu-se-lhe o Bruno, a discreta Carmen e até David. Mais recentemente, e por isso mais presente na memória de todos, a Emma e o Félix (vieram quase em jeito de casal, primeiro um e depois outro, sem grande intervalo), ambos bastante tempestuosos.

Foi durante a tempestade Emma que vimos dois tornados no Algarve, quedas de árvores e inundações. O mar, bravo como só ele, ultrapassou o limite do que é o seu território, cortando estradas dias a fio, tendo até 'batido à porta' de moradores da Trafaria. A chuva intensa desses dias fez com que o caudal de barragens e ribeiras subisse. Em Castro Verde, dois carros foram levados pela corrente de uma ribeira quando passavam numa estrada municipal, causando uma vítima mortal. 

O cenário de mau tempo foi o mesmo com a tempestade Félix, chuva, agitação marítima e ventos fortes que obrigaram a organização da Meia Maratona de Lisboa a alterar o seu percurso.

Agora, é a vez da Gisele 'dar o ar da sua graça'. Está aí em força, tendo a Autoridade Nacional da Proteção Civil alertado para o agravamento das condições meteorológicas esta quarta-feira, com precipitação, intensificação do vento, queda de neve e agitação marítima.

E depois? 'Quem' se segue? Ora bem, os nomes das próxima tempestades (cuja as datas se desconhece ainda) serão: Hugo; Irene; Jose; Katia; Leo; Marina; Nuno; Olivia; Pierre; Rosa; Samuel; Telma; Vasco e Wiam.

A atribuição de nomes próprios às tempestades resulta de um acordo estabelecido entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e os congéneres de Espanha (AEMET) e França (Méteo-France).

Este sistema de atribuição de nomes foi implementado na Irlanda e Reino Unido nas épocas 2015/2016 e 2016/2017. Verificou-se que a população se mostrou mais atenta às recomendações de segurança quando os alertas estavam associados a um nome específico, conforme notou a AEMET. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório