Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal emite dívida a 10 anos com juros mais baixos de sempre

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) arrecadou, esta quarta-feira, 975 milhões de euros em dívida a 10 anos e 275 milhões de euros em obrigações a 27 anos. Em ambos os prazos, pagou os juros mais baixos de sempre.

Portugal emite dívida a 10 anos com juros mais baixos de sempre
Notícias ao Minuto

10:55 - 14/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Leilão

O IGCP conseguiu assim arrecadar 1.250 milhões de euros em dívida de longo prazo. No caso das obrigações a 10 anos, Portugal pagou uma taxa de juro de 1,778%, ao passo que no caso da dívida com maturidade a 27 anos pagou juros de 2,8%. Isto significa que estes 'empréstimos' custaram menos aos cofres do Estado. 

“Foram duas emissões de dívida com bastante sucesso e em ambas Portugal conseguiu emitir dívida com as taxas mais baixas de sempre para estes prazos", refere Filipe Silva, Diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

No último leilão de obrigações da 10 e a 27 anos, o IGCP pagou juros de 2,046% e de  3,97%, respetivamente. No caso das obrigações a 10 anos,  "é uma descida substancial para um curto espaço de tempo, em linha com o mercado", acrescenta Filipe Silva.

No caso das obrigações a 10 anos, a procura superou 1,7 vezes a oferta, enquanto nas obrigações a 27 anos a procura foi 2,8 vezes maior do que a oferta.

"Estas duas operações mostram que o prémio de risco da dívida portuguesa baixou drasticamente o que é muito bom para os interesses do país, dado sobretudo tratar-se de dívida longa.  Estes resultados irão certamente ter impacto também no custo de financiamento de empresas portuguesas que queiram emitir dívida no mercado", salienta Filipe Silva. 

[Notícia atualizada às 11h08]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório