Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Os cinco avisos de Stephen Hawking que não devem ser esquecidos

O físico britânico era um defensor da necessidade de os seres humanos viajarem para o Espaço e formarem colónias em outros planetas.

Os cinco avisos de Stephen Hawking que não devem ser esquecidos
Notícias ao Minuto

08:40 - 14/03/18 por Miguel Patinha Dias

Tech Humanidade

Stephen Hawking morreu aos 76 anos depois de deixar um enorme legado na comunidade científica. O estudo no campo dos buracos negros e na unificação da Teoria da Relatividade de Einstein não serão esquecidos, mas Hawking deixa ainda mais sabedoria que deve ser levada em conta.

Mais especificamente os múltiplos avisos relacionados com o futuro da humanidade e e com a necessidade de a humanidade ir à descoberta de novos planetas habitáveis. Hawking era um defensor acérrimo da necessidade de criar colónias pelo Espaço, assim como de uma maior cautela a lidar com inteligência artificial (IA).

O Science Alert reuniu cinco dos avisos mais relevantes que Hawking fez nos seus últimos anos de vida, avisos estes que devem ser considerados e levados em conta para o futuro da humanidade.

O futuro está nas estrelas

“Ainda que a probabilidade de um desastre no planeta Terra num determinado ano possa ser baixa, torna-se maior ao longo do tempo, tornando-se praticamente certa nos próximos mil ou dez mil anos”. O físico britânico acreditava que era necessário para os humanos começarem a ter projetos que viessem a estabelecer colónias noutros planetas, arriscando a extinção se ficarmos para sempre na Terra.

Estilo de vida

“Hoje em dia há demasiadas pessoas a morrer de complicações relacionadas com excesso de peso e obesidade. Comemos demasiado e mexemo-nos muito pouco”. Hawking estava desperto para outras questões que não as do Espaço, considerando que é importante que os seres humanos levem estilos de vida mais saudáveis.

O perigo da IA

“O génio está fora da lâmpada. Temo que a IA possa substituir os humanos por inteiro”. Stephen Hawking fez avisos frequentes para a necessidade de uma maior cautela a desenvolver software de Inteligência Artificial. A eventual capacidade de robots inteligentes substituírem humanos em postos de trabalho é uma questão bem atual, e que ainda não está a ser propriamente confrontada.

Aliens podem não ser amigos

“À medida que fico mais velho fico mais convencido de que não estamos sozinhos. [Se existirem aliens] serão vastamente mais poderosos e podem não nos ver como mais valiosos da mesma forma que vemos bactérias”. Apesar de defender a necessidade de uma maior investida na exploração espacial, Hawking não acreditava que fosse possível fazer ‘amizade’ com outras formas de vida.

Fake news

“Estamos a assistir a uma revolta global contra os especialistas”. A disseminação das ‘fake news’ foi um tópico que mereceu a atenção de Hawking, apelando a que o público ouça a opinião de especialistas que levaram anos a estudar determinados temas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório