Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Governo da Madeira concede empréstimo de 1,46 mihões para água e resíduos

O Governo Regional da Madeira decidiu conceder um empréstimo à empresa pública Águas e Resíduos da Madeira (ARM) no valor de 1,46 milhões de euros, por responsabilidades desta perante o sistema financeiro, revela hoje o Jornal Oficial da Região.

Governo da Madeira concede empréstimo de 1,46 mihões para água e resíduos
Notícias ao Minuto

19:31 - 13/03/18 por Lusa

País ARM

Numa resolução hoje publicada, mas não publicitada na última reunião do Conselho de Governo, de 08 de março, o executivo alega que a ARM "possui responsabilidades perante o sistema financeiro, designadamente perante o BBVA - Banco Bilbao e Viscaya Argentaria, emergentes do contrato de mútuo celebrado em 09 de março de 2009".

Estas responsabilidades, refere o documento, "estão garantidas por aval prestado pela Região Autónoma da Madeira (RAM)", já que a RAM é "titular de uma participação social correspondente a 98,21% do seu capital social".

Argumenta também o executivo liderado por Miguel Albuquerque que "qualquer sócio pode celebrar contratos de suprimento com a sociedade", pelo que o empréstimo agora concedido fica autorizado através dos membros do Governo Regional responsáveis pela área das finanças e da tutela da entidade", neste caso a secretaria regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Refere ainda a resolução que estes mesmos membros do governo estão autorizados "a realizar operações ativas até ao montante de 200 milhões de euros, incluindo eventuais capitalizações de juros, não contando para este limite os montantes referentes a aplicações de tesouraria e a reestruturações ou consolidações de créditos".

A ARM "é uma empresa de capitais exclusivamente públicos que tem por objeto a exploração e a gestão do sistema multimunicipal de águas e de resíduos da RAM, bem como a conceção e construção das infraestruturas e equipamentos necessários à sua plena implementação, concedidas em regime de serviço público e de exclusividade", refere a página na internet desta sociedade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório