Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Fecho de 'RT' no Reino Unido pode proibir 'media' britânicos no país

A Rússia garantiu hoje que "nenhum órgão de comunicação social britânico" irá trabalhar no país caso as transmissões do canal russo RT sejam canceladas no Reino Unido.

Fecho de 'RT' no Reino Unido pode proibir 'media' britânicos no país
Notícias ao Minuto

19:21 - 13/03/18 por Lusa

Mundo Comunicação

O anúncio foi feito pela porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, através da televisão estatal Russia-1.

A entidade reguladora da comunicação britânica, Ofcom, anunciou que pode reconsiderar a autorização dada à RT por achar que o canal está a ser utilizado para propaganda pró-Kremlin.

As suspeitas surgem após as acusações feitas ao governo de Moscovo pelo envolvimento no envenenamento de um ex-espião russo, Serguei Skripal, em território britânico.

Na segunda-feira, a primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou "altamente provável" que o envenenamento do ex-agente tenha autoria russa, classificando-o como um ataque "cego e imprudente contra o Reino Unido".

Serguei Skripal, de 66 anos, e a filha Yulia, de 33 anos, foram encontrados inconscientes no dia 04 de março, num banco num centro comercial em Salisbury, no sul de Inglaterra.

Na quarta-feira seguinte, o chefe da polícia antiterrorista britânica, Mark Rowley, revelou que o ex-agente duplo russo e a sua filha tinham sido vítimas de um ataque deliberado com um agente que ataca o sistema nervoso.

Os dois têm permanecido hospitalizados, nos cuidados intensivos, em "estado crítico, mas estável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório