Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Violência interétnica na RDCongo mata pelo menos 41 pessoas

Pelo menos 41 pessoas morreram na noite de segunda-feira para hoje em várias povoações na província de Ituri, nordeste do RDCongo, na sequência da violência intercomunitária, indicaram fontes oficiais citadas pela Rádio Okapi, propriedade da ONU.

Violência interétnica na RDCongo mata pelo menos 41 pessoas
Notícias ao Minuto

15:42 - 13/03/18 por Lusa

Mundo Ataque

Os ataques foram perpetrados por homens armados nas localidades de Kayuba, Jo e Gbi, na região de Bahema do Norte, e Ngaliko, na de Walendu Tatsi, precisou a rádio, que cita fontes das autoridades locais.

Os três grupos de atacantes dispunham de armas automáticas, "AK47", bem como flechas, lanças e machados, tendo assassinado 19 civis em Kayuba, dez em Jo, mais dez em Gbi e dois em Ngaliko.

As fontes não puseram de lado a possibilidade de terem ocorrido mais mortes.

Segundo fontes locais, as Forças Armadas do país, presentes em todas estas localidades, ainda evitaram mais mortes ao enfrentarem os homens armados, mas o porta-voz do exército em Ituri, tenente Jules Ngongo, indicou tratar-se de "simples ladrões" que tentaram incendiar casas, sem sucesso.

Os acontecimentos são o mais recente episódio de violência numa zona assolada por vários conflitos étnicos, que, desde dezembro último, já causaram mais de 100 mortos.

A 02 deste mês, pelo menos 34 pessoas morreram em confrontos interétnicos que envolveram as tribos Lendu, agricultores, e Hema, criadores de gado, na mesma província de Ituri.

O conflito em Ituri envolve sobretudo os dois grupos étnicos e, nos últimos anos, estimando-se que tenha provocado mais de 50 mil mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório