Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Donald Trump afasta Rex Tillerson. Mike Pompeo assume o lugar

O presidente dos Estados Unidos afastou o secretário de Estado. O atual diretor da CIA, Mike Pompeo, é o substituto de Rex Tillerson, avança o Washington Post.

Donald Trump afasta Rex Tillerson. Mike Pompeo assume o lugar
Notícias ao Minuto

12:47 - 13/03/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afastou o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson, noticia o jornal Washington Post, que teve acesso a um comunicado a dar conta desta decisão.

Rex Tillerson será substituído na liderança da política externa norte-americana pelo diretor da CIA, Mike Pompeo.

"Tenho orgulho em nomear o diretor da CIA, Mike Pompeo, como novo secretário de Estado", afirmou Trump no comunicado a que o Washington Post teve acesso. O ainda diretor da CIA, por seu turno, será substituído por Gina Haspel, a primeira mulher na história a liderar os serviços de inteligência norte-americanos.

Trump e Tillerson nunca tiveram, propriamente, uma relação fácil. O perfil mais 'institucional' do então secretário de Estado contrastava com o estilo de Trump, e várias vezes os dois trocaram acusações. 

No entanto, Trump não deixou de agradecer os "14 meses" em que trabalharam juntos, desejando o "melhor" para o seu antigo secretário de Estado. Já Mike Pompeo agradeceu a oportunidade a Trump, considerando que o atual presidente "tornou a América mais segura"

"Estou profundamente agradecido ao presidente Trump por me ter permitido servir enquanto diretor da CIA e pela oportunidade de agora servir como secretário de Estado",  disse Pompeo em comunicado. "A sua liderança [de Trump] tornou a América mais segura e espero representá-lo e ao povo americano perante o resto do mundo, de forma a promover a prosperidade da América", acrescentou. 

Gina Haspel, por seu lado, agradeceu a "oportunidade" a Donald Trump e revelou-se honrada pela escolha. "Estou grata ao presidente Trump pela oportunidade e humilde pela sua confiança em mim para ser nomeada a próxima diretora da CIA"

Momentos depois da revelação, Trump recorreu ao Twitter para confirmar esta decisão, agradecendo a Rex Tillerson pelo trabalho desenvolvido e garantindo que Mike Pompeo fará "um trabalho fantástico".

"Mike Pompeo, diretor da CIA, será o nosso novo secretário de Estado. Ele fará um excelente trabalho! Um obrigado a Rex Tillerson pelo serviço prestado. Gina Haspel será a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para tal. Parabéns a todos!", escreveu o presidente norte-americano. 

Segundo o Washington Post, Trump já tinha pedido o afastamento de Tillerson na passada sexta-feira. Uma das causas apontadas para esta saída é a questão diplomática entre Washington e Pyongyang, estando previsto para maio um encontro entre o presidente norte-americano e o seu homólogo da Coreia do Norte, uma decisão que não passou por Tillerson, que terá ficado desconfortável. 

A outra causa, nas palavras do próprio Donald Trump, é que presidente e secretário de Estado estavam em desacordo relativamente à questão do nuclear do Irão. Tillerson seria apoiante do acordo, assinado por Barack Obama, ao passo que Trump é um feroz opositor. 

[Notícia atualizada às 15h17]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório