Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Associação de Imagem distingue os melhores diretores de fotografia

Lisboa, 13 mar (Lusa) - Carlos Lopes, João Ribeiro e José Luís Carvalhosa estão entre os distinguidos com os Prémios AIPCinema de melhor Direção de Fotografia, atribuídos pela primeira vez pela Associação de Imagem Portuguesa (AIP).

Associação de Imagem distingue os melhores diretores de fotografia
Notícias ao Minuto

12:48 - 13/03/18 por Lusa

País AIP

A associação decidiu criar estes prémios para reconhecer "o melhor que se faz na direção de fotografia em Portugal" em várias categorias, entre ficção, documentário, videoarte, filme publicitário ou prémio de carreira, lê-se na página oficial.

Na primeira edição, a AIP atribuiu o prémio de carreira a José Luís Carvalhosa, de 70 anos, que desde a década de 1970 trabalhou em cinema e televisão com realizadores como Fernando Lopes, Zezé Gamboa, Eduardo Geada, Alberto Seixas Santos, Jorge Silva Melo, Solveig Nordlund, João Canijo e Rui Simões.

O prémio de melhor direção de fotografia de longa-metragem foi para Carlos Lopes, pelo filme "São Jorge", de Marco Martins. Carlos Lopes recebeu ainda o prémio de filme publicitário com "SB 90", realizado por José Pedro Sousa.

João Ribeiro venceu o prémio de documentário com "Treblinka", de Sérgio Tréfaut, "Antes que a noite venha", de Joaquim Pavão, valeu a José Oliveira o prémio em curta-metragem, e com "Crime time", de Julien Trousselie, o brasileiro André Szankowski conquistou o prémio na categoria de "série ou telefilme".

Em videoarte, foi distinguida Lisa Persson pela instalação "O olho zoomórfico", da artista Mariana Silva, e em videoclip, o prémio foi para o brasileiro William Sossai por "Run for cover", da cantora April Ivy.

O assistente de realização João Pedro Ruivo recebeu o prémio Fernando Costa e Inês Carvalho o prémio Associação de Imagem.

Numa obra cinematográfica ou audiovisual, o diretor de fotografia é responsável pela qualidade artística e técnica da imagem do filme, na pré-produção, rodagem e pós-produção.

A AIP - Associação de Imagem Portuguesa foi criada há 20 anos, em 1998, por assistentes de câmara e diretores de fotografia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório