Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Depois de muita luta, é hoje que enfermeiros e tutela assinam protocolo

"O desenvolvimento profissional dos enfermeiros e as respetivas remunerações" estão previstos no protocolo que será assinado hoje pelo Ministério da Saúde e as duas forças sindicais que representam os enfermeiros, a (FENSE) e a (CNESE).

Depois de muita luta, é hoje que enfermeiros e tutela assinam protocolo
Notícias ao Minuto

11:38 - 13/03/18 por Tiago Miguel Simões

País Enfermeiros

Depois de várias jornadas de luta sindical, hoje é dado um grande passo para os enfermeiros portugueses. O Ministério da Saúde, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) e a Comissão Negociadora Sindical de Enfermeiros (CNESE) assinam um novo protocolo negocial esta tarde, em Lisboa.

O protocolo “destina-se a desenvolver negociações no âmbito da revisão das carreiras especial de enfermagem e de enfermagem dos serviços e estabelecimentos de saúde integrados no setor empresarial do Estado, com dois principais objetivos: O desenvolvimento profissional dos enfermeiros e as respetivas remunerações e estruturação de forma a valorizar e dignificar os profissionais, no quadro da coerência e da equidade interna da carreira”, pode ler-se no comunicado enviado às redações pelo Gabinete da Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

No início de 2018 a (FENSE) e a (CNESE) já haviam celebrado um Intrumento Parcelar e Transitório de Regulamentação Coletiva de Trabalho que se aplicou aos enfermeiros “com contrato individual de trabalho e visou uniformizar as condições de trabalho relativamente aos enfermeiros com contratos de trabalho em funções públicas”.

Nesse documento ficou também acordado que a partir de dia 1 de julho de 2018 o período normal de trabalho dos enfermeiros passará de 40 a 35 horas semanais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório