Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Exército da Turquia prossegue ofensiva contra curdos e cerca Afrine

Operação Ramo de Oliveira começou no dia 20 de janeiro e já mais de 200 civis morreram. Ancara quer neutralizar os curdos das YPG, principais aliadas do Ocidente durante o combate ao autodesignado Estado Islâmico, mas consideradas como um grupo terrorista pela Turquia.

Exército da Turquia prossegue ofensiva contra curdos e cerca Afrine
Notícias ao Minuto

09:52 - 13/03/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Síria

As forças militares turcas cercaram o enclave curdo de Afrine, no Norte da Síria, numa ofensiva que pretende derrubar os combatentes curdos da região que faz fronteira com a Turquia. Em comunicado, as tropas turcas referem que capturaram esta terça-feira “áreas críticas importantes” na região de Afrine e que contaram com o apoio de grupos rebeldes sírios, nomeadamente do Exército Livre da Síria.

O principal alvo turco são as Unidades de Proteção do Povo (YPG), consideradas por Ancara como o braço sírio do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo apelidado de terrorista pela Turquia mas também pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

As YPG, no entanto, negam esta ligação ao PKK e têm sido, aliás, uma das principais aliadas do Ocidente no combate ao autodesignado Estado Islâmico, praticamente derrotado na Síria.

Contudo, a Turquia considera que as YPG pretendem a independência curda na região e teme que esse efeito se espalhe para o território turco. Por esse motivo, desde 20 de janeiro, as forças militares turcas têm bombardeado sistematicamente o enclave de Afrine, causando, até ao momento.

Este cerco turco a Afrine já era expectável, sendo que na passada segunda-feira centenas de civis começaram a abandonar o enclave curdo, temendo o avanço turco.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, desde que a operação Ramo de Oliveira, iniciada a 20 de janeiro, teve início, morreram 205 civis e perto de 400 combatantes das YPG. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório