Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Turquia quer criar uma agência de notação financeira ainda este ano

A Turquia quer criar ainda este ano uma agência de notação financeira, anunciou hoje o presidente da entidade de regulação e supervisão bancária do país (BDDK, na sigla em turco), Mehmet Ali Akben.

Turquia quer criar uma agência de notação financeira ainda este ano
Notícias ao Minuto

06:51 - 13/03/18 por Lusa

Economia Rating

"Vemos que é necessária uma agência de notação nacional que vai ser utilizada pelos nossos bancos", afirmou Akben à imprensa turca, sublinhando que o plano é ter a agência criada ainda este ano.

O presidente da BDDK explicou que uma fórmula para criar a agência seria através de uma empresa privada ou da cooperação de vários bancos, mas garantiu que nenhuma destas instituições teria mais de 10% do capital da nova entidade.

"É importante que a entidade se estabeleça de acordo com os padrões internacionais e funcione de maneira independente", considerou.

O anúncio foi feito uma semana depois de a Moody's ter descido a nota atribuída à Turquia de Ba1 para Ba2, que corresponde a um grau de investimento especulativo, vulgarmente designado como 'lixo', argumentando com o risco criado pelo défice e pela dívida externa e os tarsos verificados na concretização de reformas económicas.

Para mais, a agência degradou a perspetiva da Turquia de 'estável' para 'negativa'.

"O Governo parece estar concentrado em medidas de curto prazo, em detrimento de uma reforma monetária efetiva e de uma reforma económica fundamental", detalhou a Moody's, ao explicar a sua descida da nota atribuída à qualidade creditícia turca.

O presidente da BDDK exprimiu a sua desconfiança das agências internacionais de notação financeira: "É óbvio que temos problemas em confiar nestas agências".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório