Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Tomar um banho quente queima tantas calorias como fazer uma caminhada

Boas notícias – um novo estudo britânico, garante que tomar um banho relaxante, ao mesmo tempo que faz absolutamente nada, pode ser tão benéfico para o corpo como uma caminhada de 30 minutos.

Tomar um banho quente queima tantas calorias como fazer uma caminhada
Notícias ao Minuto

11:00 - 12/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bem-Estar

Um grupo de cientistas da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, analisou 14 homens, que realizaram duas atividades: metade pedalou numa bicicleta durante uma hora e os restantes tomaram um banho de imersão, também durante uma hora, à temperatura de 40°C.

O objetivo era aumentar a temperatura corporal em cerca de um grau. Ao todo, pedalar queimou mais calorias, mas os cientistas descobriram algo surpreendente: relaxar numa banheira com água quente equivale a queimar 130 calorias, o que por sua vez iguala o valor de calorias que se queimam durante uma caminhada de 30 minutos.

Mais ainda verificou-se que, mesmo 24 horas após a experiência, a glicose (o nível de açúcar no sangue) dos participantes, estava cerca de 10 por cento mais baixa entre os voluntários do estudo que tinham tomada o banho, em detrimento dos que andaram de bicicleta.

A pesquisa sugere que o aquecimento passivo – que significa exatamente o que parece, relaxar num banho quente durante cerca de uma hora – pode reduzir a inflamação. A ideia de utilizar o aquecimento passivo como tratamento médico é relativamente nova, e popular num país em específico: na Finlândia. Um outro estudo publicado em 2015, na JAMA Internal Medicine, sugere que passar tempo em saunas – uma outra forma de aquecimento passivo – pode ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares.

Todavia, o novo estudo britânico foi apenas realizado em homens, e os corpos masculinos e femininos funcionam de modo diferente, como tal os resultados poderão variar. Mas mesmo que não seja um substituto da sua rotina diária de exercício, tomar um banho quente só irá contribuir para o seu bem-estar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório