Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Farmácias vão passar a fazer teste do VIH e da Hepatite B e C

Governo autoriza farmácias a realizarem testes rápidos para detectar infeções por HIV e hepatites virais, a B e a C.

Farmácias vão passar a fazer teste do VIH e da Hepatite B e C
Notícias ao Minuto

09:06 - 12/03/18 por Melissa Lopes

País Notícias

"A defesa do interesse público”. Este é o argumento usado pelo Governo no despacho publicado esta segunda-feira, em Diário da República, que autoriza as farmácias portuguesas a realizarem testes rápidos para detetar infeções por VIH e hepatites (B e C), sem ser necessária uma receita médica.

A medida visa combater o diagnóstico tardio de VIH/Sida, sendo que bastará picar o dedo e 15 minutos depois o resultado é conhecido. Os resultados positivos têm sempre de ser confirmados. 

O despacho determina que dentro de 30 dias estejam elaboradas as normas técnicas e organizacionais necessárias, sendo que os testes ao VIH e hepatites nas farmácias devem salvaguardar a confidencialidade e privacidade. Não é, no entanto, detalhado de que forma isso deve ser feito.

Também não está ainda estipulado qual vai ser preço deste tipo de testes, que, recorde-se, já está disponível há muitos anos nos hospitais, centros de saúde e Centros de Aconselhamento de Deteção Precoce da infeção VIH/Sida (CAD). 

A infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH) "representa um importante problema de saúde pública na Europa e em Portugal. Na Europa, estima-se que 15 % das pessoas que vivem com VIH não se encontrem diagnosticadas, ou seja, uma em cada sete não sabe que está infetada, prevendo -se que em Portugal esse valor possa ser inferior a 10%", pode ler-se.

A experiência internacional, sublinha ainda o despacho assinado pelo Ministério da Saúde, “comprova a importância do envolvimento das farmácias comunitárias na deteção precoce destas infeções, desempenhando um relevante papel no atendimento personalizado e aconselhamento diferenciado aos cidadãos no âmbito da literacia em saúde, da deteção precoce de fatores de risco e da prevenção da doença”.

Em Espanha, por exemplo, foi desenvolvido em três regiões um projeto-piloto de disponibilização em farmácias comunitárias de teste rápido para deteção da infeção por VIH, com resultados muito positivos, verificando -se que 10 % dos novos diagnósticos foram realizados a partir das farmácias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório